[weglot_switcher]

João de Mello e 400 líderes europeus pedem urgência na implementação do Clean Industrial Deal

Atualmente as indústrias europeias estão a enfrentar desafios históricos, com a procura a registar um declínio, os investimentos estagnados, capacidade reduzida e com preços de gás na União Europeia (UE) quatro a cinco vezes superiores aos dos seus concorrentes.
230406 João de Mello, presidente da Bondalti, Porto Salvo 6 de Abril de 2023. FOTO: Bondalti
26 Fevereiro 2025, 18h06

A presidente da Comissão europeia, Ursula von der Leyen, esteve reunida com mais 400 líderes empresariais, em Antuérpia, para debater o Clean Industrial Deal (Acordo para a Indústria Limpa). Do final da discussão resultou um apelo dos líderes aos chefes de Estado para que o implementassem com urgência.

Ilham Kadri, presidente da ICCA e da Cefic, e CEO da Syensqo, afirmou que “apreciamos que a presidente da Comissão tenha dedicado tempo para se juntar a nós hoje em Antuérpia para apresentar o Clean Industrial Deal. Nove em cada dez apelos da Declaração de Antuérpia foram respondidos. Precisamos de transformar a ambição da Europa de ‘ser’ numa determinação de ‘fazer’. A cada dia, a Europa está a ficar para trás e está a perder empregos de qualidade. Nos tempos turbulentos em que vivemos, precisamos de ações fortes por parte dos líderes europeus”.

Atualmente as indústrias europeias estão a enfrentar desafios históricos, com a procura a registar um declínio, os investimentos estagnados, capacidade reduzida e com preços de gás na União Europeia (UE) quatro a cinco vezes superiores aos dos seus concorrentes.

No último ano, a produção do setor industrial europeu apresentou uma queda de 2,6%.

Com o objetivo de enfrentar os desafios vividos pelo setor, 73 líderes apresentaram, há um ano, a declaração de Antuérpia à presidente da Comissão. Nesta declaração são estabelecidas dez ações concretas para “restabelecer a confiança empresarial para investimentos, implementar as ambições de sustentabilidade da Europa e salvaguardar empregos de qualidade na Europa”.

Marco Mensink, diretor-geral do Cefic, refere que “ao ler o Clean Industrial Deal, precisamos que a Comissão se concentre, dê prioridade às três ações chave que melhoram a nossa situação já este ano e ponha todo o poder, ousadia e coragem da Comissão Europeia por trás delas”.

Portugal também é a favor desta transformação da indústria, com João de Mello, CEO da Bondalti, a afirmar que “o Clean Industrial Deal é a resposta da Comissão Europeia à Declaração de Antuérpia de 2024. Cria um quadro mais favorável ao investimento, promove a competitividade, nomeadamente o acesso a energia elétrica competitiva, e a desburocratização, protege o emprego altamente, qualificado e desenvolve a indústria, em particular as indústrias eletrointensivas como é o caso da indústria química”.

“Em Portugal, a indústria química desempenha um papel muito relevante na economia porque representa 1,6 mil milhões € de VAB, 12% das exportações nacionais e mais de 50 mil empregos. Agora é tempo de passar das palavras à ação porque não há muitas saídas possíveis: ou há coragem para seguir pelo caminho certo, ou teremos de viver com as consequências inexoráveis do declínio”, refere o CEO da Bondalti.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.