[weglot_switcher]

João Leão é o terceiro ministro de Portugal com origem goesa

O nome de João Leão como sucessor de Mário Centeno foi conhecido no dia 9 de junho. Poucos dias depois a sua nomeação para ministro de Estado e das Finanças fez a primeira página no mais antigo jornal de Goa, O Heraldo.
15 Junho 2020, 15h51

Depois de ter tomado posse como ministro de Estado e das Finanças, João Leão tornou-se oficialmente o terceiro governante de Portugal com ascendência goesa deste Executivo. Os outros dois governantes são o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

De acordo com o site Hindustan Times, as origens goesas do sucesso de Mário Centeno remontam à vila de Sarzora, concelho de Salcette, distrito de Goa Sul. As ligações familiares de João Leão vão até Panaji, a cidade goesa mais populosa e que serve de capital do Estado de Goa.

O avô do agora ministro das Finanças de Portugal, Leão Fernandes foi professor em Panaji, na escola portuguesa localizada no bairro Altinho, uma área onde hoje reside parte da elite goesa.

O nome de João Leão como sucessor de Mário Centeno foi conhecido no dia 9 de junho. Poucos dias depois a sua nomeação para ministro de Estado e das Finanças fez a primeira página no mais antigo jornal de Goa, O Heraldo.

De acordo com a agência Lusa, no dia 12 de junho, o mais antigo jornal de Goa, O Heraldo, destacou na primeira página da edição de quinta-feira as origens goesas de João Leão, “filho de Cláudio Fernandes (…), que emigrou para Portugal e vive em Lisboa”, e neto do professor Leão, que deu aulas no liceu em Pangim, frisando que passará a ser o terceiro ministro de origem goesa, “além do primeiro-ministro António Costa (…) e do ministro do Planeamento, Nelson de Souza”.

As ligações entre Goa e Portugal são históricas, sendo que a diaspora indiana está muito presente na sociedade civil portuguesa. Na política não é de agora a presença de figuras de origem goesa. Mas é um facto que foi no primeiro e no atual governo liderado por António Costa, que descendentes de goeses ascenderam a cargos de governantes de Portugal.

António Costa, ele próprio filho de pai goês tornou-se em 2015 no primeiro chefe de Governo europeu de origem indiana.

https://jornaleconomico.pt/noticias/quem-e-joao-leao-o-novo-ministro-das-financas-com-a-dificil-tarefa-de-suceder-a-centeno-598948

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.