[weglot_switcher]

João Moura: da polémica com Miranda Sarmento à secretaria de Estado da Agricultura

Em junho de 2023, o agora ministro das Finanças retirou os pelouros financeiro e de recursos humanos que João Moura tinha como vice-presidente da bancada parlamentar do PSD.
5 Abril 2024, 14h47

João Moura, nascido a 8 de julho de 1971, rotulado de o “político ecologista” pela Médio Tejo, em 2020, assume a secretaria de Estado da Agricultura. Para além do título da publicação regional, o social democrata acrescenta uma polémica com o atual ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

Em junho de 2023, o na altura líder parlamentar do PSD, retirou-lhe os pelouros financeiro e de recursos humanos da bancada social democrata da qual era vice-presidente.

Na altura, “O Mirante” referia que os motivos se prendiam com a “transparência e perda de confiança”, esta última agravada depois da realização das jornadas parlamentares do PSD na Madeira, em maio de 2023.

João Moura é licenciado em Engenharia Agro Pecuária e em termos profissionais surge como Administrador de Empresas. Atualmente é presidente da Assembleia Municipal de Ourém e da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém.

Já foi vereador na Câmara Municipal de Ourém. Foi eleito deputado nas IX, XIII, XIV e XV, XVI, pelo círculo eleitoral de Santarém. As legislaturas correspondem às eleições legislativas de 2002, 2011, 2019, 2022 e 2024.

Na última legislatura (2022), esteve envolvido em projetos de lei que propuseram a atualização semanal do Impostos sobre Produtos Petrolíferos (ISP), com o objetivo de repercutir as variações da receita de IVA decorrentes da variação do preço dos combustíveis.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.