João Serrenho, CEO e acionista das tintas CIN, ocupa o 37.º lugar do mais rico de Portugal, segundo o ranking dos 50 mais ricos da Forbes. De acordo com a avaliação da revista do grupo Media 9, o empresário tem um património de 397 milhões de euros.
Do seu portfólio de investimentos faz parte as tintas CIN, da qual é presidente do conselho de administração, e da qual a sua família é acionista desde 1957. Para além das tintas CIN, o conglomerado industrial tem uma participação de 11,2% no grupo de comunicação social Media Capital.
Embora a família não tenha fundado o grupo CIN, António Serrenho, pai de João Serrenho, foi colaborador da empresa e em 1957 tornou-se acionista desta companhia cujos produtos são há muito conhecidos dos portugueses e não só.
Atualmente, a CIN é a maior empresa ibérica de tintas e vernizes, tendo terminado 2023 com uma faturação de 395 milhões de euros, sendo o 10.º maior fabricante europeu de tintas e o 33.º a nível mundial.
A empresa está presente em 50 mercados internacionais e exporta para todos os continentes. Atualmente o grupo conta com 11 fábricas a operar em sete países (Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Angola e Moçambique), tendo a aquisição mais recente sido feita este ano, com a compra de uma fábrica nos Países Baixos.
João Serrenho é licenciado em engenharia química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e entrou para o grupo CIN em 1976, liderando o negócio desde 2007.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com