[weglot_switcher]

João Vasconcelos: “Quanto mais tempo passamos online mais valorizamos tudo o que é offline”

João Vasconcelos era um reconhecido adepto das tecnologias e um grande impulsionador de projetos tecnológicos e de startups.
26 Março 2019, 12h07

O antigo secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de ataque cardíaco. João Vasconcelos era um reconhecido adepto das tecnologias e um grande impulsionador de projetos tecnológicos e de startups – enquanto governante ficou conhecido como um dos rostos responsáveis pela vinda da feira tecnológica Web Summit para Lisboa. A sua presença e reflexões nas redes sociais também eram uma constante.

Há dois dias, numa das suas recorrentes publicações nas redes sociais, João Vasconcelos lançou uma reflexão sobre peso das redes sociais na sua vida, em 2019. Para o homem que era o presidente do conselho consultivo da empresa de micrombilidade Flash, que opera trotinetes elétricas em Lisboa: “Quanto mais tempo passamos online mais valorizamos tudo o que é offline, a natureza, as emoções, a arte, a cultura, a manufactura, tudo o que nos transmite sentimento”.

Adepto dos novos tempos tecnológicos, de acordo com a publicação na sua página de Facebook, Vasconcelos escrevera que o digital deve ser uma ferramenta “para valorizar o analógico”.

Antes de chegar ao governo de António Costa, João Vasconcelos foi diretor executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Esteve direta ou indiretamente ligado à gestão e administração de várias empresas familiares nos setores do turismo e serviços e foi também mentor de vários programas de aceleração empresarial, tal como o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Entre 1999 e 2005, foi vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Foi a partir de 2005 que passou a estar mais ligado à política. Foi adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011.

A partir de 26 de novembro de 2015, João Vasconcelos integrou o atual Governo, assumindo a secretaria de Estado da Indústria no ministério da Economia, então tutelado por Caldeira Cabral. Acabou por sair do governo socialista em julho de 2017, depois de ser constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigou “o pagamento pela Galp Energia de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016”.

Na sequência da investigação ao chamado caso “Galpgate”, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa recusou um pedido de suspensão provisória do processo contra Vasconcelos e os antigos secretários de Estado Rocha Andrade e Jorge Costa Oliveira, bem como contra o ex-assessor de António Costa, em dezembro de 2018. Os acusados poderão vir a ser acusados pelo crime de recebimento indevido de vantagem.

https://jornaleconomico.pt/noticias/morreu-joao-vasconcelos-ex-secretario-de-estado-da-industria-426015

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.