[weglot_switcher]

Joe Biden aumenta investimento em Angola e relevância diplomática

Primeira visita de um presidente norte-americano a Angola é uma dupla vitória para Luanda, económica e diplomática, com o aumento do investimento no Corredor do Lobito e o estreitamento de relações entre os dois países.
epa11756862 Angolan President Joao Lourenco (L) bids farewell to US President Joe Biden after his visit, at Catumbela airport in Benguela, Angola, 04 December 2024. Biden paid a three-day visit to Angola. EPA/AMPE ROGERIO
8 Dezembro 2024, 13h00

A primeira visita de um presidente dos Estados Unidos da América (EUA) a Angola terminou como uma dupla vitória para Luanda, económica e diplomática, com o reforço do estatuto de interlocutor privilegiado de Washington para a região.

Joe Biden cumpriu a promessa de ser o primeiro presidente norte-americano em exercício a pisar solo angolano, numa viagem de 72 horas que o levou à capital e a Benguela.

O tema central da visita foi o Corredor do Lobito, a ligação ferroviária entre Angola, a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia, aproveitando a rede de 1.344 quilómetros dos Caminho-de-Ferro de Benguela, que atravessa Angola e liga à rede congolesa. Integra a Parceria para Infraestruturas e Investimentos Globais (PGI, na sigla inglesa), o programa lançado por Biden para competir com a chinesa nova rota da seda.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.