Premium‘Jogos olímpicos’ das profissões falam português

Até 27 de agosto, decorreu na cidade russa de Kazan, a maior competição mundial de formação, onde participam 14 portugueses. A WorldSkills obriga a uma preparação excecional e pode mudar vidas.

Com o orgulho tingido a verde e rubro das vestes e a bagagem carregada de sonhos, Beatriz Soares aterrou em Kazan. A formanda de Design de Moda da delegação de Lisboa do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios MODATEX está, aos 21 anos, entre os 14 jovens portugueses que disputaram naquela cidade russa, até 27 de agosto, o Campeonato Mundial das Profissões.

Com a designação oficial de WorldSkills, a competição é o equivalente aos Jogos Olímpicos para as profissões, tendo um carácter muito técnico, o que permite demonstrar o funcionamento do sistema de formação de um país e em muitos aspetos enriquecê-lo. Através dele, Portugal tem vindo a afirmar a marca da sua formação profissional. “Os nossos formandos têm vindo a arrecadar importantes distinções nestas competições internacionais, o que vem mais uma vez comprovar a qualidade da nossa formação”, salienta José Manuel Castro, diretor executivo do MODATE.

Artigo publicado na edição semanal de 23 de agosto de 2019, do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Recomendadas

PremiumFuncho abre apetite a projeto que recorda Legado madeirense

O projeto que está a ser desenvolvido pelo restaurante Terreiro, além da tónica na utilização dos produtos regionais, tem uma componente socioeconómica, na medida em que pretende criar valor para os produtores.

PremiumPrioridade do ministro dos Negócios Estrangeiros é levantar suspensão à TAP

O Governo português diz que não mudará um milímetro a política face à Venezuela. CEO da companhia aérea nacional calcula que suspensão pode causar prejuízo de 10 milhões de euros.

PremiumTrabalhistas britânicos tentam escapar à irrelevância política

Com a corrida à liderança dos trabalhistas reduzida a dois candidatos, o grande desafio do partido é o dia seguinte:Boris Johnson está em estado de graça e as últimas eleições foram um desastre de grande dimensão.
Comentários