[weglot_switcher]

‘Jogos olímpicos’ das profissões falam português

Até 27 de agosto, decorreu na cidade russa de Kazan, a maior competição mundial de formação, onde participam 14 portugueses. A WorldSkills obriga a uma preparação excecional e pode mudar vidas.
8 Setembro 2019, 13h00

Com o orgulho tingido a verde e rubro das vestes e a bagagem carregada de sonhos, Beatriz Soares aterrou em Kazan. A formanda de Design de Moda da delegação de Lisboa do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios MODATEX está, aos 21 anos, entre os 14 jovens portugueses que disputaram naquela cidade russa, até 27 de agosto, o Campeonato Mundial das Profissões.

Com a designação oficial de WorldSkills, a competição é o equivalente aos Jogos Olímpicos para as profissões, tendo um carácter muito técnico, o que permite demonstrar o funcionamento do sistema de formação de um país e em muitos aspetos enriquecê-lo. Através dele, Portugal tem vindo a afirmar a marca da sua formação profissional. “Os nossos formandos têm vindo a arrecadar importantes distinções nestas competições internacionais, o que vem mais uma vez comprovar a qualidade da nossa formação”, salienta José Manuel Castro, diretor executivo do MODATE.

Artigo publicado na edição semanal de 23 de agosto de 2019, do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.