[weglot_switcher]

Jon Fath sai da Rauva e Nuno Zigue é o novo CEO

A Rauva tem um novo CEO. O processo de compra do Banco de Empresas Montepio, assinado em 2023, continua no Banco de Portugal para aprovação.
Rauva
6 Novembro 2025, 16h24

O fundador Jon Fath saiu da liderança da Rauva e Nuno Zigue é o novo CEO da fintech que assinou um acordo para a compra do Banco Montepio Empresas. Nuno Zigue é ex-CEO do Santander Consumer Finance Portugal.

Sobre a saída de Jon Fath, o chairman e co-fundador da Rauva, Sam Mizrahi, disse que “como a Rauva tem estado a transitar de uma fintech em fase de startup para a obtenção de uma licença bancária através da aquisição do Banco Empresas Montepio, é natural que, neste momento, um CEO bancário experiente lidere a empresa e a sua gestão na próxima fase de crescimento”.

A fintech financeira assinou a compra da licença bancária do Banco de Empresas Montepio em Setembro de 2023, mas ainda não se concretizou. O processo continua estacionado no Banco de Portugal.

Fonte oficial da Rauva disse ao Jornal Económico que “o processo de autorização da aquisição de 100% das ações do Banco Empresas Montepio está em curso, em coordenação com as autoridades competentes”.

“De acordo com os procedimentos legais, a Rauva não comenta quaisquer prazos relacionados com o processo em apreço. Reafirmamos o nosso compromisso com a confidencialidade do processo, em reconhecimento do importante trabalho realizado pelas instituições envolvidas”, refere a Rauva.

A Rauva é uma fintech que, através de um aplicativo, facilita a abertura e gestão de empresas em Portugal. Em julho a plataforma digital de gestão financeira integrada para pequenas e médias empresas (PME), anunciou planos de contratação de 500 novos profissionais até ao final de 2026.

Fundada em 2022, a Rauva tem 100 trabalhadores. No ano seguinte anunciou que tinha chegado a um acordo para comprar o Banco Montepio Empresas (BEM). A aquisição, no valor de 35 milhões de euros.

Jon Fath fundador e era o CEO até que a empresa anunciou há duas semanas que tinha um novo presidente executivo.

Jon Fath, cofundador da Rauva, foi distinguido com o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2023 durante a cerimónia dos Entrepreneurship Awards.

O outro co-fundador é Sam Mizrahi, promotor imobiliário de luxo no Canadá que este ano obteve proteção contra credores para o seu luxuoso condomínio no Canadá, segundo a imprensa local.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.