[weglot_switcher]

Jornal Económico adopta semana de trabalho de quatro dias para enfrentar crise causada pela pandemia

Decisão permite assegurar manutenção de todos os postos de trabalho e garantir a qualidade editorial do jornal enquanto durar a crise da Covid-19, que já terá levado a uma queda de cerca de 50% nas receitas publicitárias da imprensa.
6 Abril 2020, 21h01

O Jornal Económico vai adoptar a semana de trabalho de quatro dias, por via de uma redução do horário de trabalho, de maneira a diminuir os custos operacionais, numa altura em que o investimento publicitário cai a pique devido aos efeitos económicos da pandemia de Covid-19.

Os vários departamentos do Jornal Económico continuarão a funcionar normalmente, através de um sistema de rotação que permite não só manter a atividade durante toda a semana como também assegurar a qualidade editorial do JE.

A decisão de recorrer ao lay-off simplificado previsto nas medidas de apoio às empresas afetadas pela crise da Covid-19, através da redução do horário de trabalho, foi hoje comunicada pela Administração da Megafin S.A., a empresa proprietária do Jornal Económico. Esta medida permitirá assegurar a qualidade editorial e a manutenção dos postos de trabalho dos cerca de 40 profissionais do JE, durante o momento extremamente difícil que se avizinha na economia portuguesa.

As medidas hoje anunciadas permitirão manter a sustentabilidade do Jornal Económico e, logo, a sua independência. O que será fundamental para que o Jornal Económico possa continuar a procurar servir os seus leitores, parceiros e anunciantes com jornalismo independente, isento e de qualidade.

Segundo foi noticiado, o investimento publicitário caiu cerca de 50% desde o início da pandemia, colocando uma enorme pressão sobre o setor da comunicação social e levando a que a maioria dos órgãos esteja a recorrer a medidas de redução de custos.

Até ao momento, o Governo não avançou quaisquer medidas de apoio ao setor dos media, apesar dos pedidos nesse sentido por parte das associações representativas dos órgãos de comunicação social portugueses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.