[weglot_switcher]

José Carlos Sítima já é o novo presidente do conselho de administração do Santander Portugal

O Banco de Portugal já autorizou José Carlos Sítima. O banqueiro de 74 anos, que está na instituição desde que o banco era do Grupo Champalimaud, vai desempenhar o cargo anteriormente ocupado por António Vieira Monteiro.
18 Maio 2020, 12h06

José Carlos Sítima é o novo presidente do conselho de administração do Banco Santander Totta, na sequência de registo de alteração de funções comunicado pelo Banco de Portugal.

O Banco de Portugal já autorizou José Carlos Sítima. O banqueiro de 74 anos vai desempenhar a função deixada vaga por António Vieira Monteiro, que morreu a 18 de março, vítima de Covid-19.

O gestor bancário foi desde 1995 administrador dos bancos do Grupo Champalimaud (Sottomayor, Totta, Crédito Predial e Chemical) tendo transitado para o Grupo Santander com a operação de venda de parte daqueles bancos efetuada no ano 2000.

“Daí para cá, José Carlos Sítima continuou ininterruptamente na administração executiva do Santander Portugal até 2019, ano em que foi nomeado primeiro Vice-Presidente do Banco, passando agora a exercer o cargo de Presidente do Conselho de Administração”, diz o comunicado.

O atual presidente do conselho de administração nasceu há 74 anos em Viana do Alentejo e licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa.

António Vieira Monteiro tinha 73 anos e foi presidente do Santander Totta desde 2012 até 2019, tendo sido sucedido por Pedro Castro Almeida. Com uma longa carreira na banca nacional, foi vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos entre 1993 e 2000, ingressando depois no Santander.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.