[weglot_switcher]

José Luís Carneiro exige respostas do primeiro-ministro sobre urgências hospitalares

Em Sintra, antes da apresentação da candidatura de Ana Mendes Godinho à presidência deste município, apoiada por PS e Livre, José Luís Carneiro colocou três perguntas ao primeiro-ministro, que espera ver respondidas “nos próximos dias”.
6 Julho 2025, 17h49

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu hoje respostas do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre urgências hospitalares na Área Metropolitana de Lisboa e em particular nas especialidades de pediatria, ortopedia e obstetrícia na península de Setúbal.

Em declarações aos jornalistas, numa escola básica de Sintra, antes da apresentação da candidatura de Ana Mendes Godinho à presidência deste município, apoiada por PS e Livre, José Luís Carneiro colocou três perguntas ao primeiro-ministro, que espera ver respondidas “nos próximos dias”.

Em primeiro lugar, o secretário-geral do PS quer saber “se o Governo já tem ou não um plano de emergência para a gestão das urgências hospitalares para a Área Metropolitana de Lisboa, para Lisboa e Vale do Tejo”.

“A segunda pergunta é por que razão é que a península de Setúbal até agora tem tido dias e semanas sem uma resposta condigna do ponto de vista da resposta particularmente à pediatria, à ortopedia e também à obstetrícia”, acrescentou.

A terceira pergunta que José Luís Carneiro quer ver respondida pelo primeiro-ministro é sobre “a notícia da parte do Governo de que ia colocar quatro meios aéreos em apoio da emergência hospitalar, quatro helicópteros”.

“Soubemos, neste fim de semana, que apenas um desses helicópteros estará a operar. A pergunta é por que razão esses quatro meios aéreos que viriam em reforço da emergência hospitalar não estão a responder às necessidades da emergência hospitalar e continuamos a assistir a este quadro lamentável e triste de vermos as mães a perderem os seus bebés por falta de resposta condigna”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.