[weglot_switcher]

José Mourinho. Em 18 anos, “Special One” gastou mais de 145 milhões de euros na Luz. Metade em jogadores da Gestifute

Em 243,1 milhões de euros gastos na “Luz” e no “Dragão” em 18 anos de carreira internacional, 152,6 milhões de euros foram investidos em futebolistas do universo Gestifute, agência que representa José Mourinho.
  • José Mourinho
7 Janeiro 2022, 08h00

Em 18 anos de carreira internacional, José Mourinho foi responsável pela contratação de jogadores do SL Benfica e FC Porto no valor de 243,1 milhões de euros, sendo que as “águias” levam mais de metade dessa fatura (145,5 milhões de euros) enquanto os “dragões” receberam 97,6 milhões de euros desse montante.

Neste período, e apesar de uma enorme apetite de José Mourinho pelos talentos do futebol português, José Mourinho nunca recomendou a contratação de qualquer jogador do Sporting CP, pelo que a “conta” entre o “Special One” e os “leões” está a zero.

Mendes e Gestifute beneficiados

Nestas contas efetuadas pelo JE, e baseadas nos números apresentados pelo site “Transfermarkt”, pode verificar-se ainda que Jorge Mendes e a Gestifute foram os grandes beneficiados das movimentações de mercado dos clubes treinados por José Mourinho, sendo que o próprio é agenciado por Jorge Mendes.

Em 243,1 milhões de euros gastos na Luz e no Dragão, 152,6 milhões de euros foram investidos em futebolistas do universo Gestifute, uma percentagem de 62,7%.

Nesse capítulo, destaque para a contratação do médio internacional português, Tiago Mendes, contratado pelo Chelsea na temporada 2004/05 por 15 milhões de euros e ainda para as duas contratações mais caras de duas das três temporadas em que o treinador português dirigiu o Real Madrid: o extremo argentino Angel di Maria (33 milhões de euros em 2010) e o defesa-esquerdo português Fábio Coentrão (30 milhões de euros).

Ricardo Carvalho (30 milhões de euros) e Paulo Ferreira (20 milhões de euros) foram contratados pelo Chelsea FC na época de estreia de José Mourinho na Premier League: 2004/05. Na temporada de 2008/09, já no Inter de Milão, “Il Speciale” voltou a contratar no “Dragão” e levou Ricardo Quaresma por quase 25 milhões de euros, sendo que o extremo sairia do clube na mesma temporada.

Milhões longe da Gestifute

Fora do universo da Gestifute está o médio sérvio Nemanja Matic (contratado duas vezes por Mourinho, a primeira das quais foi ao SL Benfica por 25 milhões de euros em 2013, quando ainda era treinador do Chelsea); Viktor Lindelof: contratado por Mourinho quando já estava no Manchester United (2017/18) por 35 milhões de euros e ainda os empréstimos de Gedson Fernandes e de Carlos Vinícius, que fizeram o Tottenham de Mourinho canalizar 7,5 milhões de euros para o SL Benfica.

Relativamente ao FC Porto, verificamos que apenas o lateral português Diogo Dalot (contratado pelo Manchester United na temporada 2018/19 por 20 milhões de euros) e o extremo-esquerdo ganês Christian Atsu (cujo passe futebolístico foi adquirido pelo Chelsea FC na época de 2013/14 por 3 milhões de euros), fugiram à predominância de jogadores da Gestifute contratados em 18 anos de carreira internacional de José Mourinho.

Mourinho preocupado com treinador das “águias”

A revista “Sábado” revela esta quinta-feira que, de acordo com conversas de Jorge Mendes captadas pelas autoridades desde 2019 no âmbito da “Operação Cartão Vermelho”, foi possível perceber alguma preocupação de José Mourinho relativamente à escolha do próximo treinador do SL Benfica.

No início de julho de 2020, Bruno Lage foi despedido dos “encarnados” e de acordo com uma conversa de Jorge Mendes com José Mourinho, o superagente já mostrava alguma preocupação com a possibilidade de Jorge Jesus regressar à Luz, preocupação que, de certa forma, era também partilhada por José Mourinho.

Um dos treinadores portugueses mais conceituados de sempre tinha outro nome em mente na altura para assumir o leme dos encarnados: Laurent Blanc. Nas conversas escutadas pelas autoridades, foi possível perceber que Jorge Mendes chegou a sugerir a Mourinho que ligasse a Vieira a propor a possibilidade do treinador francês assumir o lugar.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.