Jovens ‘cientistas’ de secundária de Aveiro vencem ouro em Macau

Competição com mais de três décadas leva à China jovens cientistas de todo o mundo.

Na 34.ª edição do China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest (CASTIC), a medalha de ouro na categoria de projetos internacionais foi arrebatada por um trio de jovens portuguesas: Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria João Marcelino.

A competição decorreu este ano em Macau e envolveu 588 jovens de 56 países. As jovens ‘cientistas’ portuguesas levaram ao concurso as preocupações ambientais da sua cidade: “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?”.

O projeto de investigação foi desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, e também já estivera em evidência na 13.ª Mostra Nacional de Ciência, em maio deste ano, uma iniciativa promovida pela Fundação da Juventude portuguesa.

O CASTIC junta a ciência e a tecnologia à inovação para estimular a aprendizagem junto dos mais novos através de programas educacionais e de atividades focados na ciência. A aposta da competição passa por promover intercâmbios de jovens cientistas, tanto chineses para outros países, como de outras nacionalidades a visitar a China para partilhar experiências.

A China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest realiza-se há mais de 30 anos, sob a égide da Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação chinês. O CASTIC dirige-se a jovens entre os 12 e os 20 anos e tem reforçado a cooperação e a colaboração com instituições congéneres em todos os continentes. Na edição deste ano, entre as centenas presentes, destaque para Research Council of Norway, Youth Science Canada, Sciences à l’École (França), Jugend Forscht of Germany, Step into Future of Russia Korea Science Service e Ciencia Joven (México).

Durante o concurso, teve lugar um fórum internacional de educação de ciência, uma exposição de pintura de ficção científica, um dia aberto ao público, uma oficina de professores de ciência e tecnologia, bem como eventos de intercâmbio de ciência e tecnologia.

Ler mais
Recomendadas
Ana Rita Bessa

Colégios de ensino especial ameaçados pedem um milhão no OE2021

Em causa estão cerca de dez colégios que educam crianças com necessidades especiais. Ana Rita Bessa, do CDS-PP foi a parlamentar mais sensível ao problema, garantindo que vai apresentar propostas de alteração em sede de Orçamento do Estado.

Plano de Resiliência pode ser “excelente oportunidade” para modernizar universidades

Os reitores António Sousa Pereira e António Fontainhas Fernandes, presidente do CRUP e presidente cessante, disseram aos deputados que o alojamento estudantil e as instalações das universidades estão carentes de investimento e o Plano é o lugar certo para incorporar soluções para tão graves problemas.

Estudo em casa regressa esta segunda-feira com incidência no básico e alargado ao secundário

Depois de cinco semanas em que a RTP Memória repôs blocos pedagógicos temáticos do ano anterior, arrancam esta segunda-feira, 19 de outubro, os programas do ano letivo 2020/21. Uma das novidades é a criação de um bloco de orientação para o trabalho autónomo.
Comentários