Jovens entre 18 e 20 anos podem candidatar-se a 60 mil passes de interrail gratuitos

Os candidatos que ganhem um bilhete podem viajar durante 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, sendo que por ainda se desconhecer a evolução da pandemia, as reservas são flexíveis.

A Comissão Europeia voltou a ter à disposição 60 mil passes de interrail (viagem de comboio pela Europa), depois do hiato em 2020, no âmbito do programa DiscoverEU. Estes passes gratuitos, durante este ano, vão permitir que jovens até aos 20 anos se possam candidatar devido ao adiamento da iniciativa no ano passado, apesar de normalmente ser dedicada a jovens de 18 anos.

Estes participantes são encorajados, pela Comissão Europeia, a viajar de comboio de forma sustentável, embora os cidadãos que vivem em ilhas ou áreas remotas podem utilizar autocarros, ferries ou, em circunstâncias excecionais, viagens aéreas.

Esta última ronda de candidaturas está aberta aos cidadãos que nasceram entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003. Os candidatos que ganhem um bilhete podem viajar durante 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, sendo que por ainda se desconhecer a evolução da pandemia, as reservas são flexíveis onde a data da partida pode ser alterada a qualquer momento antes da viagem ou até terminar a validade de um ano.

As candidaturas estarão abertas de 12 de outubro de 2021 até às 12h00 (horário de verão da Europa Central) de 26 de outubro de 2021.

No período de dois anos de 2018-2019, houve 350 mil candidatos para um total de 70 mil passes de viagem disponíveis, sendo que 66% dos quais viajaram pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência.

No processo de inscrição os candidatos têm de responder a seis perguntas sobre história e cultura europeia, sendo que as respostas serão posteriormente avaliadas por funcionários da Comissão Europeia, que irão certificar os vencedores dos 60 mil bilhetes.

Relacionadas

UE vai distribuir 60 mil passes de interrail para jovens com 18 anos em 2022

O programa da DiscoverEU vai abrir as inscrições em outubro do presente ano e os participantes selecionados vão poder viajar por um período de 30 dias entre março de 2022 e março de 2023.
Recomendadas

Poupanças dos portugueses subiram em ano de pandemia

A poupança dos portugueses subiu de 7,4% para 14,2% em período de pandemia mas a maioria não é rentabilizada porque está em depósitos à ordem e a prazo, conclui a Deco. O investimento em certificados de aforro teve um aumento, passando de 12 mil milhões em período pré-pandemia para 12,4 mil milhões em agosto de 2021.

Saiba como funciona e para que serve uma certidão de não dívida

Estes documentos podem ser necessários, por exemplo, se pretender solicitar um adiamento da prestação do crédito à habitação.

Saiba o que tem de fazer antes de assinar um contrato de arrendamento

Procure de forma intensiva todas as opções do mercado, visto que uma análise com mais ponderação e paciência pode fazer toda a diferença.
Comentários