Os analistas do JP Morgan emitiram um alerta no seu mais recente relatório, indicando que a França pode enfrentar uma nova onda de preocupações relacionadas com cortes de crédito.
A instituição financeira norte-americana estima que há entre 30% e 40% de probabilidade de uma redução na classificação de crédito do país.
Desde as eleições europeias, a nota da dívida francesa tem estado em dúvida, especialmente porque os problemas significativos de défice e o elevado nível de endividamento não parecem ter soluções fáceis, com o novo cenário político a sugerir um bloqueio a medidas de austeridade e uma possível elevação dos gastos.
“Identificamos riscos substanciais (30%-40%) de que novas avaliações negativas sejam implementadas em França se o governo não conseguir apresentar um plano fiscal sólido e credível a médio prazo”, declarou o JP Morgan numa nota divulgada na noite de segunda-feira.
Esta avaliação refere-se tanto a uma redução direta como a uma alteração nas perspectivas.
Neste momento, a classificação de França está em AA-, que representa o nível mais baixo já alcançado para a sua dívida segundo a Moody’s.
A Fitch, por sua vez, apenas ajustou a perspectiva para negativa, servindo como um aviso sobre a situação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com