O Juntos pelo Povo apresentou esta manhã em Plenário na Assembleia Legislativa da Madeira um projeto de decreto legislativo regional para a limitação de mandatos nas escolas para o Presidente do Conselho Executivo e os Diretores das Escolas. Assim, o JPP propõe a limitação para 3 mandatos, cada um de 4 anos.
Para o partido esta alteração na lei que neste momento não tem limite de mandatos para estes órgãos de gestão, permitiria a existência de novos projetos e novas ideias, para que “não tenhamos durante 20 ou 30 anos o mesmo presidente a ocupar o cargo de direção”, acrescentou Paulo Alves.
O deputado do JPP afirma ainda que isto já é algo que acontece no continente desde 2012, onde se limita a 4 mandatos consecutivos, cada um de 4 anos.
No entanto, visto que no continente a limitação é de 4 mandatos, Paulo Alves esclarece que o partido está aberto a qualquer alteração relativamente ao tempo máximo de gestão por parte de um executivo.
Sílvia Vasconcelos, do Partido Comunista,também é a favor: “não temos dúvidas de que a limitação de mandatos proposta pelo JPP poderá evitar vícios e até prepotências que os cargos vitalícios costumam acarretar seja em que cargo diretivo for”.
A deputada do PCP acrescenta ainda que os funcionários não docentes também deveriam participar na eleição dos Conselhos Executivos e Direção das escolas e confirma que o PCP vai votar favoravelmente esta proposta.
Já o deputado do Bloco de Esquerda Rodrigo Trancoso tem dúvidas quanto à limitação dos mandatos do ponto de vista democrático, visto que “é estar a dizer aos eleitores que eventualmente se quisessem manter na direção uma determinada equipa, com essas limitações já não o poderiam fazer”.
No entanto, Rodrigo Trancoso acredita que pesando na balança os prós e contras esta e uma boa proposta e deveria ser posta em prática.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com