[weglot_switcher]

JPP propõe taxa reduzida do IVA na eletricidade, gás e internet

O JPP referiu que a medida “não só aliviará o orçamento das famílias, mas também terá um impacto significativo nas despesas das empresas, em particular para os micro e pequenos empresários, representando uma redução de custos fundamental”.
2 Julho 2024, 08h59

O secretário-geral do Juntos Pelo Povo (JPP), Élvio Sousa, afirmou que a força partidária pretende retomar a sua proposta de colocar o IVA da eletricidade, gás natural, butano, propano e do acesso à internet, na taxa reduzida.

Esta medida dará entrada na Assembleia da Madeira, explicou o dirigente partidário, e depois será encaminhada para a Assembleia da República.

Numa visita a Machico, Élvio Sousa, disse que enquanto que o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, “anda a brincar” aos partidos e a “meter medo infundado” na população pelo seu ato “irresponsável” de ter retirado a aprovação do Orçamento em fevereiro, “e de não ter a dignidade de se fazer representar, na primeira pessoa, e em dar a cara nas reuniões com os partidos, nós [JPP] estamos a pensar no bem-estar da população”.

Élvio Sousa referiu que a medida sugerida pelo JPP de inclusão do IVA, com taxa reduzida, na eletricidade, gás natural, butano, propano, e do acesso à internet, “não só aliviará o orçamento das famílias, mas também terá um impacto significativo nas despesas das empresas, em particular para os micro e pequenos empresários, representando uma redução de custos fundamental”.

Para o secretário-geral do JPP com “a redução da tributação nestes sectores essenciais, estaremos a promover o desenvolvimento económico e a facilitar o acesso a serviços básicos para todos”.

Élvio Sousa pediu a Albuquerque para “não andar a brincar” com o orçamento das famílias madeirenses, “tal como fez no parlamento em fevereiro em o mandar retirar, para chantagear o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Ele que ligue já ao seu amigo Luís Montenegro [primeiro-ministro e líder do PSD] e aos deputados do PSD na República para que aprovem esta medida que vai aliviar as contas das famílias e das empresas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.