[weglot_switcher]

Júlio Pedrosa preside ao Conselho Geral do Iscte

A assinatura do termo é sempre um momento alto numa cerimónia de tomada de posse.
8 Agosto 2021, 17h30

A assinatura do termo é sempre um momento alto numa cerimónia de tomada de posse. Aqui, vemos Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte, no momento em que dá posse a Júlio Pedrosa como presidente do Conselho Geral do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. O antigo ministro da Educação vai liderar este orgão estratégico durante os próximos cinco anos.
Nascido em Cadima, Cantanhede, Júlio Pedrosa, de 75 anos, é doutorado pelo University College Cardiff, e foi Reitor da Universidade de Aveiro, onde é professor catedrático aposentado e mantém a qualidade de investigador do CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos.

Foi à Universidade de Aveiro que António Guterres, o hoje Secretário-Geral da ONU, o foi buscar para incorporar o XIV Governo Constitucional, que serviu como ministro da Educação com a tutela do ensino superior.

O Conselho Geral do Iscte integra 23 membros eleitos pelos seus pares – 17 docentes e investigadores, cinco estudantes e um funcionário – que cooptam 10 personalidades externas de “reconhecido mérito”. Nessa qualidade, além de Júlio Pedrosa, integram-no: Alda Carvalho, ex-presidente do INE, André Santos Pereira e Paula Castelão, sociólogos, José Reis, vogal do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, Pedro Norton de Matos, fundador do Greenfest e Bluefest, o coreógrafo Rui Horta, a jornalista Cândida Pinto e o arquiteto Tiago Mota Saraiva.

Cabe ao Conselho Geral a aprovação dos planos estratégicos de médio prazo e de ação para o quadriénio do mandato do Reitor, a aprovação dos planos anuais de atividades e eleger o Reitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.