[weglot_switcher]

Junitec abre inscrições para programa de incubação de startups

Até 6 de fevereiro, estudantes ou recém-licenciados poderão inscrever-se na 5.ª edição do Apollo. Nos últimos anos, o programa do Instituto Superior Técnico apoiou o crescimento de 18 startups universitárias.
16 Janeiro 2026, 11h12

Até 6 de fevereiro, estudantes ou recém-licenciados poderão inscrever-se na 5.ª edição do Apollo, o programa de aceleração de 15 semanas da Junitec – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico destinado a impulsionar startups universitárias.

Pela primeira vez, a iniciativa estende-se a fundadores de startups que sejam universitários ou recém-graduados em qualquer país da Europa.

O Técnico diz que “nesta edição, o programa será dedicado às startups das áreas de Inteligência Artificial (IA) e Dual-Application. Os projetos selecionados em ambas as categorias deverão demonstrar potencial para influenciar e impactar positivamente a sociedade”.

“Ano após ano, temos assistido a projetos académicos que se transformaram em soluções escaláveis e esta expansão a nível europeu reforça ainda mais a ambição do programa. O Apollo é uma oportunidade única para estudantes e recém-graduados que já deram os primeiros passos no empreendedorismo e procuram acelerar o desenvolvimento das suas startups com o apoio adequado”, afirma Miguel Faustino, Gestor do Programa Apollo.

“Outra das novidades deste ano é a introdução da Mentoria Tecnológica que, a par do acompanhamento estratégico de negócio, oferece às startups aconselhamento técnico especializado. Além disso, os participantes têm acesso a mentoria com profissionais de empresas como a Outsystems, a Rows e a Cloudflare, e formação prática através de workshops focados nas áreas-chave para o crescimento sustentável de uma startup”, acrescenta.

A Junitec – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico é a mais antiga Júnior Empresa em Portugal e uma das principais impulsionadoras do movimento júnior no país. Foi criada em 1990.

Nos últimos anos, o programa apoiou o crescimento de 18 startups universitárias, entre as quais a Rootkey, especializada em soluções avançadas baseadas na tecnologia blockchain e com presença internacional; a Clarapy, uma plataforma de saúde mental que facilita o acesso a cuidados psicológicos; e a SafetyScope.ia, pioneira na otimização da monitorização de vigilância com reconhecimento de padrões para deteção rápida de ameaças à segurança.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.