Uma faturação recorde de mais de 200 mil euros e o lançamento do primeiro relatório ESG por uma júnior empresa em Portugal e na Europa fazem da JUNITEC a primeira júnior empresa entre os pares em 2025.
A JUNITEC – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico foi eleita, pelo quarto ano consecutivo, ‘Júnior Empresa do Ano’ e arrecadou, pela quinta vez, o prémio de ‘Júnior Empresa Mais Inovadora’.
Os principais trunfos apresentados pela júnior empresa do Técnico incluem uma faturação recorde de mais de 200 mil euros em 2024 e o lançamento do primeiro relatório ESG por uma júnior empresa em Portugal e na Europa. A JUNITEC liderou ainda o maior projeto de consultoria da história do movimento júnior em Portugal, no setor bancário, e realizou a 9.ª edição da TecStorm, a maior maratona tecnológica nacional, dedicada à promoção do empreendedorismo jovem.
“Receber estes prémios é uma honra que reforça o valor do nosso trabalho e o impacto que geramos, mas também o nosso compromisso de continuar a inovar e de fazer crescer no ecossistema júnior nacional”, afirma Carlos Rebelo, presidente da JUNITEC.
A JUNITEC foi finalista nas categorias de ‘Júnior Empresa Mais Socialmente Responsável’ e de ‘Projeto do Ano’, com o projeto desenvolvido para a Hitachi Portugal.
Os premiados foram selecionados por um júri composto por profissionais do setor empresarial (70%), elementos da direção da Junior Enterprises Portugal (20%) e representantes das restantes Júnior Empresas (10%). Na categoria principal, ‘Júnior Empresa do Ano’, o júri foi constituído por Sara Batista, da EY – Portugal, Ana Monteiro, da BeXC, e Etelvina Nabais, do INOVA Quality Hub. Já na distinção de ‘Júnior Empresa Mais Inovadora’, a avaliação esteve a cargo de João Ramos, da Glintt Global, Catarina Correia, da Unicorn Factory Lisboa, e Bruno Campo, da Fundação da Juventude.
O evento, promovido pela JE Portugal em parceria com a Scientific Junior, realizou-se este fim de semana em Aveiro e reuniu representantes de mais de 1.250 estudantes provenientes de 25 júnior empresas de todo o país.
“Os jeniAL Awards 2025 representam o culminar do empenho e do impacto gerado por cada Júnior Empresa ao longo de 2024, refletindo o valor acrescentado para a academia, tecido empresarial e sociedade. Estes prémios têm como objetivo promover uma cultura baseada na ambição, no reconhecimento e, acima de tudo, na meritocracia, enquanto motor para o desenvolvimento do movimento júnior português”, explica Francisco Gaspar, presidente da JE Portugal.