Juros dos depósitos em Portugal

Os bancos portugueses estão em terceiro lugar entre os que menos pagam por depósitos, apenas atrás de Espanha e Irlanda.

Segundo o BCE, os bancos portugueses estão em terceiro lugar entre os que menos pagam por depósitos, apenas atrás de Espanha e Irlanda. A remuneração média dos novos depósitos é de 0,10%, abaixo da média de 0,28% na Zona Euro.

Em Portugal, a aplicação de taxas de juro negativas aos depósitos é impedida pela lei, mas a prática de pagar 0% pelos depósitos é cada vez mais frequente. Com taxas tão baixas, a maioria já nem aplica o dinheiro a prazo por considerar que não vale a pena.

Estas taxas de juro muito baixas decorrem da necessidade de os bancos compensarem as taxas negativas que têm de imputar na contabilização dos créditos à habitação indexados, que são a maioria. Simultaneamente, o comissionamento está a aumentar, levando os clientes a concentrarem cada vez mais a sua relação com menos bancos. Isto para já, porque não tardará a adesão a projetos alternativos de banca e de meios de pagamentos.

Não é de esperar alterações a este panorama porque também não se vislumbra uma alteração ao nível dos juros do BCE. Por outro lado, a posição dos bancos melhorou após as alterações efetuadas pelo BCE: ao escalonar a taxa de depósito, na prática isentando os bancos de pagar os -0,5% por depósitos até seis vezes as reservas, deixa de haver um argumento financeiro tão premente para a banca.

Recomendadas

Quer vender a sua casa rapidamente? Tenha atenção a estes quatro pontos

O BCE indica que os juros dos novos créditos de habitação estão abaixo de 1% e a Housefy sustenta que este é um “período historicamente favorável” para o financiamento. Quais são os truques para vender a sua habitação?

Confrontos em Hong Hong e receios sobre a guerra comercial abalam Wall Street

Os três principais índices abriram no ‘vermelho, invertendo os ganhos ligeiros registados no fecho da sessão de ontem. Depois das palavras de Donald Trump, os investidores aguardam agora o discurso de Jerome Powell, que intervirá no Comité Económico do Congresso às 16h00 e amanhã no Comité Bancário do Senado.

E agora algo completamente diferente em Wall Street

Para sexta-feira estão guardados os números das vendas a retalho, igualmente importantes visto que dão indícios sobre a robustez do consumo privado, o principal sustento do crescimento económico.
Comentários