[weglot_switcher]

KKR investe 150 milhões na MasterD para apoiar desenvolvimento profissional em Portugal

A KKR, firma de investimento líder, e a MasterD, empresa líder em formação em Portugal e Espanha, anunciaram hoje um acordo através do qual a KKR adquirirá uma participação maioritária na MasterD. O seu fundador, Luis Gómez, e a equipa de direção vão reinvestir na empresa em conjunto com a KKR.
  • KKR
31 Julho 2020, 15h52

A KKR, sociedade de private equity norte-americana, adquiriu uma participação maioritária na empresa de formação e certificação profissional MasterD, para apoiar desenvolvimento profissional e de competências em Portugal.

“A KKR, firma de investimento líder, e a MasterD, empresa líder em formação em Portugal e Espanha, anunciaram hoje um acordo através do qual a KKR adquirirá uma participação maioritária na MasterD. O seu fundador, Luis Gómez, e a equipa de direção vão reinvestir na empresa em conjunto com a KKR. Não será divulgada mais informação financeira”, lê-se no comunicado. O Jornal Económico sabe, no entanto, que o investimento do KKR foi de 150 milhões de euros.

Este investimento faz parte da estratégia de impacto global da KKR, e trata-se do segundo investimento do seu Global Impact Fund na Europa, após o investimento na Viridor, a empresa líder em gestão de resíduos responsável e reciclagem no Reino Unido.

O Global Impact Fund da KKR centra-se em gerar rendibilidades ajustadas ao risco ao investir em empresas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A KKR investiu mais de 5 mil milhões de dólares na Península Ibérica desde 2010, incluindo transações em private equity, infraestruturas e outras classes de ativos, com investimentos em empresas como a portuguesa OutSystems.

O investimento na MasterD surge no seguimento da operação realizada pela KKR no ano passado na Burning Glass, “um importante fornecedor de dados analíticos do mercado laboral que monitoriza a oferta e a procura para informar sobre padrões de contratação e desenvolvimento de competências”.

O que é a MasterD?

Fundada em 1994 e com sede em Saragoça, a MasterD oferece anualmente mais de 280 cursos a mais de 50 mil formandos em Espanha e Portugal (centros em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro). Estes cursos incluem formação vocacional e certificações profissionais para o setor privado, bem como a preparação para exames de concursos públicos em diferentes áreas.

Em comunicado, a KKR explica que o mercado da formação e certificação profissional, assim como o da preparação para exames, registou um crescimento significativo nos últimos anos com o objetivo de dar resposta à procura de formação e qualificação profissional em Portugal, “num momento em que o país procura abordar os desafios da desadequação de competências da população e do desemprego, especialmente entre os jovens”.

“A formação e a requalificação profissional são prioridades políticas chave, tanto para os licenciados que possam necessitar de competências técnicas, como para os não licenciados que procuram encontrar novas vias para aceder a um emprego”, refere o comunicado.

A MasterD “tem uma ampla oferta para apoiar os formandos, em todas as fases do seu desenvolvimento profissional e educativo, e que queiram melhorar as suas perspetivas de emprego ou progressão na carreira”.

No comunicado Stanislas de Joussineau, diretor da KKR e diretor de impacto global na EMEA [Europa, Médio Oriente e África], afirmou: “A MasterD está a ajudar a dar resposta a um desafio social crítico ao melhorar a empregabilidade e as competências, algo que está estreitamente alinhado com os objetivos da estratégia da KKR em torno do investimento de impacto”.

“Os resultados obtidos pelos formandos e a melhoria das suas perspetivas atestam a qualidade dos cursos e da plataforma construída pelo fundador e a equipa gestão”, diz o gestor da KKR.

Luis Gómez e Antonio Mayoral Serrate, fundador e CEO, respetivamente, da MasterD, explicaram na nota enviada às redações que “sabemos que a KKR partilha plenamente a nossa missão de ajudar os formandos de toda a Península Ibérica a obter qualificações e competências que os ajudem a progredir nas suas carreiras profissionais”.

“A missão da MasterD sempre foi melhorar a empregabilidade. Reduzir o défice de competências nunca foi tão fundamental para apoiar a recuperação económica como atualmente. Com o apoio da KKR, estamos entusiasmados por poder investir no apoio a ainda mais pessoas que queiram ter sucesso no mercado de trabalho”, concluem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.