A Klépierre, líder europeia em centros comerciais, concluiu a instalação de painéis solares em todos os ativos que gere na Península Ibérica com o objetivo de cobrir 30% da energia necessária para operar as áreas comuns.
Para desenvolver este projeto, a Klépierre contou com a colaboração da EDP, empresa líder no setor das energias renováveis e soluções sustentáveis para clientes empresariais na Península Ibérica.
A empresa especializada no setor de Desenvolvimento de Centros Comerciaiste, instalou 25.903 m2 de painéis solares, correspondendo a 10.753 módulos fotovoltaicos nos centros comerciais Parque Nascente (Porto), Espaço Guimarães (Guimarães) e Aqua Portimão (Algarve), em Portugal, e La Gavia, Príncipe Pío e Plenilunio (Madrid), Maremangum (Barcelona), Nueva Condomina (Múrcia) e Meridiano (Tenerife), em Espanha.
“Esta instalação vai permitir alcançar uma potência instalada total de mais de 5.431 kilowatts-pico, o equivalente ao consumo de eletricidade de 3.666 casas com um consumo médio de 200 kWh/mês”, diz a Klépierre.
O portefólio da da Klépierre ascendia a 19,3 mil milhões de euros em 31 de dezembro de 2023 e é composto exclusivamente por grandes Centros Comerciais em 10 países do continente europeu, que em conjunto recebem 1.100 milhões de visitas por ano. Em Portugal, a Klépierre é proprietária do Espaço Guimarães (Guimarães), Parque Nascente (Porto) e Aqua Portimão (Algarve) e em Espanha do Plenilunio, La Gavia, Príncipe Pío (Madrid), Maremagnum (Barcelona), Nueva Condomina (Múrcia), Meridiano (Tenerife) e Los Prados (Oviedo). Além disso, a Klépierre mantém o controlo acionista (56,1%) da Steen & Strøm, a empresa número um na Escandinávia no sector da Gestão e Propriedade de Centros Comerciais. Klépierre é um REIT francês (SIIC) listado na Euronext Paris e está incluída nos índices CAC Next 20 e EPRA Euro Zone. Também está em índices éticos como o CAC 40 ESG, MSCI Europe ESG Leaders, FTSE4Good, Euronext Vigeo Europe 120, e integra a “lista A” do CDP. Estas distinções sublinham o compromisso do Grupo com uma política proativa de desenvolvimento sustentável e liderança global na luta contra as alterações climáticas.
O projeto de instalação de painéis solares “reflete o compromisso da Klépierre e respetivos centros comerciais com a sustentabilidade no âmbito da ‘Act4Good’, a estratégia de responsabilidade social corporativa da empresa, cujo primeiro pilar é reduzir o impacto ambiental local e tornar os centros comerciais em espaços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
“Com esta iniciativa, a Klépierre demonstra, mais uma vez, o forte compromisso com o meio ambiente e com a obtenção de emissões líquidas zero até 2030. Para isso, além de produzir energia renovável para atingir os 30% de autoconsumo, estabelecemos outros objetivos ambiciosos, por exemplo alcançar uma eficiência energética média de 70 kWh/m²”, destaca José Luis Flores, diretor técnico da Klépierre Ibéria.
Segundo o comunicado, esta iniciativa “insere-se também no Plano Estratégico da EDP, com três linhas de ação assentes no crescimento das energias renováveis, na flexibilidade e inteligência das redes de distribuição de eletricidade e na aposta na conceção e oferta das soluções mais inovadoras aos clientes”.
O diretor-geral da EDP para o segmento B2B na Península Ibérica, António Araújo, diz que “os projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos com a Klépierre representam um grande passo para a descarbonização e poupança energética nos grandes centros comerciais, demonstrando que é possível investir em soluções energéticas inovadoras e sustentáveis e que as empresas, nomeadamente em Portugal e Espanha, podem e devem liderar a transição energética, acelerando a descarbonização e criando benefícios para as comunidades”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com