[weglot_switcher]

Já imaginou viajar nas asas? KLM apresenta avião futurista em Lisboa

A nova aeronave irá ser desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a companhia aérea holandesa e a Universidade de Delft.
29 Outubro 2019, 07h30

No âmbito do programa de comemoração oficial do seu 100º aniversário, a KLM está desde ontem a apresentar os seus mais recentes desenvolvimentos em sustentabilidade e inovação na ‘KLM House Lisboa’ (no Espaço Suspenso, na Rua de Santiago, Lisboa), desde o protótipo, em maqueta, da nova aeronave ‘Flying-V’, atualmente em desenvolvimento na Universidade de Delft.

A parceria foi assinada no início de junho entre o presidente e CEO da KLM, Pieter Elbers, e o reitor da  Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), Professor Henri Werij.

Como o nome indica, este avião tem forma de V, para oferecer menos resistência em voo, consumir menos e gerar menos emissões poluentes.

Este modelo futurista, em que os passageiros viajam nas asas, só deverá cruzar os ares daqui a 30 ou 40 anos.

As poupanças previstas de consumo de combustível em relação a um atual Airbus A350 deverão ser de cerca de 20%.

“Na ‘KLM House Lisboa’ vai ainda poder experimentar uns óculos de realidade virtual e descobrir o interior das cabines de última geração da companhia ou, no campo da sustentabilidade, saber mais sobre a campanha ‘Um bilhete = Uma árvore’, lançada em Portugal e Espanha em 2018 e que contribuiu para a plantação de quase 6.300 pinheiros no nosso país ou sobre o projeto KLM da primeira fábrica de biocombustível, que abre na Europa em 2022”, destaca um comunicado da companhia aérea holandesa.

A KLM está a comemorar o seu 100º aniversário – nasceu com o primeiro voo a 7 de outubro de 1919 pela mão do tenente-coronel da força aérea holandesa Albert Plesman.

A companhia aérea já opera tem Portugal desde há quase 80 anos, tendo sido a KLM que estreou o aeroporto da Portela, na rota Bristol-Lisboa, em 1942, em plena II Guerra Mundial, já depois de ter feito, a 2 de abril de 1940, uma ligação aérea entre Amesterdão e Espinho (oito horas de duração) e uma paragem final no aeródromo da Granja, em Sintra.

https://jornaleconomico.pt/noticias/klm-desenvolve-aviao-que-transporta-passageiros-nas-asas-e-poupa-20-do-combustivel-453482

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.