Já imaginou viajar nas asas? KLM apresenta avião futurista em Lisboa

A nova aeronave irá ser desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a companhia aérea holandesa e a Universidade de Delft.

No âmbito do programa de comemoração oficial do seu 100º aniversário, a KLM está desde ontem a apresentar os seus mais recentes desenvolvimentos em sustentabilidade e inovação na ‘KLM House Lisboa’ (no Espaço Suspenso, na Rua de Santiago, Lisboa), desde o protótipo, em maqueta, da nova aeronave ‘Flying-V’, atualmente em desenvolvimento na Universidade de Delft.

A parceria foi assinada no início de junho entre o presidente e CEO da KLM, Pieter Elbers, e o reitor da  Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), Professor Henri Werij.

Como o nome indica, este avião tem forma de V, para oferecer menos resistência em voo, consumir menos e gerar menos emissões poluentes.

Este modelo futurista, em que os passageiros viajam nas asas, só deverá cruzar os ares daqui a 30 ou 40 anos.

As poupanças previstas de consumo de combustível em relação a um atual Airbus A350 deverão ser de cerca de 20%.

“Na ‘KLM House Lisboa’ vai ainda poder experimentar uns óculos de realidade virtual e descobrir o interior das cabines de última geração da companhia ou, no campo da sustentabilidade, saber mais sobre a campanha ‘Um bilhete = Uma árvore’, lançada em Portugal e Espanha em 2018 e que contribuiu para a plantação de quase 6.300 pinheiros no nosso país ou sobre o projeto KLM da primeira fábrica de biocombustível, que abre na Europa em 2022”, destaca um comunicado da companhia aérea holandesa.

A KLM está a comemorar o seu 100º aniversário – nasceu com o primeiro voo a 7 de outubro de 1919 pela mão do tenente-coronel da força aérea holandesa Albert Plesman.

A companhia aérea já opera tem Portugal desde há quase 80 anos, tendo sido a KLM que estreou o aeroporto da Portela, na rota Bristol-Lisboa, em 1942, em plena II Guerra Mundial, já depois de ter feito, a 2 de abril de 1940, uma ligação aérea entre Amesterdão e Espinho (oito horas de duração) e uma paragem final no aeródromo da Granja, em Sintra.

KLM desenvolve avião que transporta passageiros nas asas e poupa 20% do combustível

Ler mais
Relacionadas

KLM desenvolve avião que transporta passageiros nas asas e poupa 20% do combustível

De acordo com o CEO da KLM, Pieter Elbers, a transportadora aérea quer ser pioneira na sustentabilidade do setor das companhias aéreas.
Recomendadas

Novo Banco diz que “não vende imóveis com desconto”, pois vendeu ao preço de mercado

“A diferença quanto ao valor de avaliação no balanço dos imóveis não é um desconto, é o efeito da diferença entre o preço de mercado e o valor de avaliações que seguem o método de custo ou que assumem diferentes estimativas de capacidade construtiva”, explica o banco liderado por António Ramalho.

PremiumEmpresas nacionais brilham nas tecnologias da educação

JP Inspiring Knowledge, Bi-Bright e ubbu têm uma palavra a dizer na ‘virtualeduca.connect’, que decorre de 21 a 23 de julho, sob o signo do futuro.

Setor dos recursos minerais otimista na recuperação da atividade

A preservativa de evolução da liquidez é mais otimista face ao mês de abril, apesar de 33% estimar um impacto negativo de 20% a 40% na liquidez.
Comentários