[weglot_switcher]

La Liga cede participação de 10% à CVC Capital Partners por 2,7 mil milhões de euros

O acordo alcançado com a CVC Capital Partners avalia a La Liga em 24,250 mil milhões de euros, com a La Liga a prever que o negócio permita atenuar os efeitos da pandemia da Covid-19 na principal liga espanhola.
4 Agosto 2021, 12h03

A primeira liga espanhola de futebol profissional, vulgo La Liga, fechou um acordo estratégico com a CVC Capital Partners, que determina que o fundo invista 2.700 milhões de euros na competição e passe a deter uma participação de 10%. O acordo foi confirmado esta quarta-feira pela La Liga. Este fundo adquiriu 24,99% do Continente à Sonae por 528 milhões de euros, no final de julho.

Em comunicado, a La Liga garante que 90% da verba a desembolsar pela CVC Capital Partners servirá para investir na “competição e nos clubes”, incluindo o futebol feminino e os escalões semiprofissionais e amadores da Federação Espanhola de Futebol e do Conselho Superior de Desportos de Espanha. Mas o principal objetivo é “continuar a transformação [da La Liga] para um empresa global de entretenimento digital, fortalecendo a competição e transformando a experiência para os adeptos”.

Para a CVC Capital Partners entrar na estrutura da La Liga, terá lugar a criação de uma sociedade em que o fundo “vai deter uma participação minoritária de aproximadamente 10% do capital”. A La Liga, contudo, “manterá intactas desta nova sociedade as suas competências desportivas e de organização e gestão da comercialização dos direitos audiovisuais”.

O acordo alcançado com a CVC Capital Partners avalia a La Liga em 24,250 mil milhões de euros, com a La Liga a prever que o negócio vai atenuar os efeitos da pandemia da Covid-19 na principal liga espanhola.

A operação depende, ainda, da aprovação do comité executivo da La Liga e dos clubes associados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.