A presidente do Banco Central Europeu (BCE) aposta no antigo governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, para ser o novo presidente da Autoridade Bancária Europeia, avança esta terça-feira o ECO.
A mesma publicação refere que o atual presidente da Autoridade Bancária Europeia, José Manuel Campa, apresentou a sua demissão no início de setembro, e deve abandonar o cargo a 31 de janeiro, por razões pessoais.
O ECO acrescenta que a presidência da Autoridade Bancária Europeia obriga a um concurso, que já foi aberto na semana, que necessita de ter o aval do Conselho de Supervisores. A apresentação de candidaturas para a presidência da instituição vão até 7 de novembro.
Mesmo com estes procedimentos o nome de Mário Centeno, que foi também ministro das Finanças no governo de António Costa, surge como um dos favoritos, reforça o ECO.
Recorde-se que Mário Centeno deixou de liderar o Banco de Portugal, após concluir o seu primeiro mandato. O cargo acabou por ser ocupado por Álvaro Santos Pereira, o antigo ministro da Economia, no governo de Pedro Passos Coelho. Mas mesmo não tendo sido reconduzido no cargo Mário Centeno referiu que iria continuar ligado à instituição.
O ECO diz ainda que Mário Centeno, caso não chegue à presidência da Autoridade Bancária Europeia, pode ser considerado para outros cargos. Um deles seria o de vice-presidente do BCE, sucedendo a De Guindos, lugar que ficaria vago a partir de maio de 2026, por terminar nessa altura o seu mandato na instituição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com