Lagarde reitera convicção que aumento de inflação é “temporário” (com áudio)

A presidente do BCE frisou que a avaliação do BCE é de que a inflação em 2022 irá reduzir-se e passará a níveis inferiores aos atuais. Christina Lagarde defendeu ainda ser “demasiado cedo” para falar sobre a evolução pós-2022 do programa de compra de ativos.

© Portuguese Presidency of the Council of the European Union – Hugo Delgado

O aumento da inflação este ano será temporário e no próximo ano deverá voltar a reduzir-se. A convicção foi manifestada pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), que remeteu mais leituras para as projeções que serão divulgadas em junho e para quem é ainda “demasiado cedo” para falar no programa de compra de ativos pós-pandemia.

“Consideramos que os números da inflação em 2021, números que vemos que estão a aumentar, será, no entanto, temporário. Esse aumento baseia-se em fatores temporários”, afirmou Christine Lagarde, esta sexta-feira, em conferência de imprensa após a reunião do Eurogrupo, que decorreu no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

A francesa frisou que a avaliação do BCE é de que a inflação em 2022 irá reduzir-se e passará a níveis inferiores aos atuais, defendendo que “do ponto de vista das orientações políticas, devemos passar por esta fase de inflação maior, porque os agregados de base mantêm-se”.

Explicando que houve muitos fatores e desenvolvimentos já integrados nas projeções de março, deu nota de que a partir das projeções que serão divulgadas a 10 de junho, “nomeadamente as perspectivas em matéria de inflação”, será feita uma “avaliação das condições de financiamento perante as quais nos esforçamos que se mantenham”.

Questionada pelos jornalistas sobre o futuro do programa de compra de ativos, a presidente do banco central reiterou que “no que diz respeito à zona euro, a ideia é manter as condições de financiamento favoráveis ao longo do período pandémico”.

“Isto irá nortear a forma como iremos gerir o programa de compra de dívida. A pandemia por definição é algo de incerto, o que é certo é que estamos empenhados em manter as condições de financiamento favoráveis, recorrendo ao envelope do PEPP e com estas medidas pelo menos até março de 2022”, afirmou, acrescentando, contudo, que “é demasiado cedo e é mesmo desnecessários estarmos agora a tratar de questões de médio e longo prazo”.

Recomendadas

PremiumDavid Card: o Nobel da Economia com preocupações sociais

David Card estava em casa quando lhe ligaram a dizer que tinha ganho o Prémio Nobel. Vestindo um casual roupão, foi fotografado pela sua mulher, Cynthia Gessele, enquanto era entrevistado ao telefone pelo site oficial dos galardões suecos, o www.nobelprize.org.

O principal desafio para o sector das pescas é tecnológico

O presidente da Associação dos Armadores de Pesca Industrial diz que a frota precisa de um salto tecnológico que a União Europeia deveria impor e apoiar quanto antes.

Cabo Verde. Quase 400 mil cabo-verdianos escolhem novo Presidente na terceira eleição num ano

O Tribunal Constitucional admitiu as candidaturas de José Maria Pereira Neves, Carlos Veiga, Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, Hélio Sanches, Joaquim Jaime Monteiro e Casimiro de Pina. É a primeira vez que Cabo Verde regista sete candidatos oficiais a Presidente da República em eleições diretas
Comentários