A Associação Better Future, fundada e liderada por Inês Menezes, apresenta esta quinta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a plataforma myMentor, destinada a trabalhadores desempregados que querem reentrar no mercado de trabalho ou mudar de emprego.
“A maioria dos portugueses com baixas competências não estão motivados nem participam em atividades de aprendizagem, correndo o risco de desemprego e exclusão social. É para dar resposta a esta faixa da população, mas não apenas a ela, que foi criada a plataforma myMentor”, explica a Better Future.
A plataforma tem assim como objetivo responder à “necessidade de informação, capacitação e desenvolvimento de competências de gestão de carreira”, entre as quais a análise de tendências futuras de procura e oferta de emprego, a incorporação de algoritmos de inteligência artificial, a associação de competências a percursos de qualificação, essenciais na gestão de carreira ao longo do ciclo de vida.
A myMentor foi desenvolvida ao abrigo do Portugal Inovação Social, tem financiamento da Fundação Santander Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Cascais, e conta com a parceria do Instituto de Emprego Formação Profissional e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
De referir que cerca de 50% dos portugueses adultos não participou em atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) no último ano e as competências digitais que têm são básicas.
De acordo com os principais relatórios nacionais e internacionais, 40% dos empregos serão automatizados até 2030 e 54% dos trabalhadores precisarão de participar em atividades de ALV. Perspetiva-se que 15% dos trabalhadores em Portugal terão de mudar ou atualizar-se para permanecer empregado.
A plataforma será apresentada por Inês Menezes no âmbito de uma conferência na Gulbenkian, com início às 16h00.
Martin Essayan, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, abre a conferência que no primeiro debate vai ter como tema A qualificação dos Portugueses. Desafios e perspetivas. O painel é composto por: António Leite, secretário de Estado da Educação; Filipa Henriques de Jesus, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional; Pedro Martins, da Nova SBE; Pedro Moreno da Fonseca, da Organização Internacional do Trabalho; Andrea Hofer, Lead Analyst, Higher Education Policy Implementation and Advice Division da OCDE; Hélia Moura – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
O segundo painel, subordinado ao tema ‘Upskilling e reskilling e competitividade em Portugal. Que soluções?’ conta com a participação de Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, Domingos Ferreira Lopes, do IEFP; João Gunther Amaral, da Sonae; Susana Almeida Lopes, da SHL Portugal People Solutions; Inês Oom de Sousa, da Fundação Santander; e Miguel Major, da Câmara Municipal de Cascais. Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional encerra a sessão. O fórum tem moderação de João Maia Abreu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com