Foi lançado esta segunda-feira, durante o Fórum das Competências Digitais, o novo Mapa Nacional de Iniciativas de Capacitação Digital, após um levantamento realizado pelo INCoDe.2030.
O INCoDe.2030 acredita que, agregando todas as oportunidades de formação e iniciativas num só mapa, contribui para uma maior visibilidade e mais fácil identificação e tomada de decisão, para apostas certeiras neste domínio.
A Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, é um programa integrado de política pública que visa promover as competências digitais.
São 1.227 as iniciativas de capacitação digital em todo o país, a maioria disponível de forma gratuita.
Os dados do Mapa mostram que a região Norte é a que tem maior oferta de formação, enquanto a Área Metropolitana de Lisboa é a que conta com maior número de iniciativas dedicadas à capacitação digital.
A maior parte da oferta (54%) é gratuita. 57% de todas as formações oferecidas são realizadas online, sendo presenciais as restantes 43%.
“O Mapa está disponível na plataforma Ponto Digital, em www.pontodigital.pt, e mostra as iniciativas, aos níveis local, regional ou nacional, focadas em formar pessoas, instituições e empresas a prepararem-se para o digital. O objetivo é facilitar, em simultâneo, a consulta de oportunidades de capacitação, bem como a divulgação da oferta disponibilizada por organismos públicos, empresas e centros de competências”, refere o comunicado.
Na plataforma Ponto Digital, onde se inclui este Mapa, “estão disponíveis diagnósticos gratuitos para competências digitais, informação sobre a oferta de formação, emprego ou fontes de financiamento para projetos digitais e dados úteis sobre as várias iniciativas, projetos ou planos nacionais para esta área”, acrescenta a nota.
“Perspetiva-se num âmbito alargado para a promoção integrada do desenvolvimento digital, começando pela inclusão e a literacia digitais, passando pela educação das novas gerações, desde a infância, pela qualificação da população ativa até à especialização de pessoas licenciadas para ocuparem empregos digitais avançados e à investigação, de forma a converter o país num impulsionador efetivo dos novos desenvolvimentos digitais”, segundo o INCoDe.2030 que é coordenado por Luisa Ribeiro Lopes.
O Fórum das Competências Digitais é o culminar do Mês das Competências Digitais. “Com o mote #tratarodigitalportu, a área governativa da Digitalização e da Modernização Administrativa, no âmbito do INCoDe.2030, levou a cabo diversas ações dos programas que, em Portugal, estão a trabalhar para promover as competências digitais das cidadãs e cidadãos”, lê-se na nota.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com