[weglot_switcher]

LeadCrest compra 49% da área imobiliária do Grupo Mosqueteiros em Portugal

O portfólio representa mais de dois terços da presença total do grupo retalhista francês em Portugal, com as restantes lojas pertencentes a membros da cooperativa, também conhecidos como ‘aderentes’.
8 Janeiro 2025, 13h53

O fundo francês anunciou ter concluído a aquisição de 49% na Alcapredial, que gere ativos imobiliários do do Grupo Mosqueteiros em Portugal no valor de cerca de 500 milhões de euros.

A LeadCrest estabelece assim uma aliança estratégica com o Grupo Mosqueteiros em Portugal

O portefólio do grupo retalhista em Portugal inclui mais de 260 lojas, com um valor patrimonial bruto combinado de aproximadamente 500 milhões de euros, incluindo supermercados, lojas de bricolage e oficinas de manutenção automóvel.

Em comunicado divulgado na terça-feira, a gestora especializada em fundos imobiliários revela que comprou uma a exposição a uma carteira de imóveis da retalhista no valor de 500 milhões de euros em Portugal.

O portefólio representa mais de dois terços da presença total do grupo retalhista francês em Portugal, com as restantes lojas pertencentes a membros da cooperativa, também conhecidos como ‘aderentes’.

“A LeadCrest Capital Partners, gestora de fundos dedicada a investimentos de sale-and-leaseback e build-to-suit na Europa, adquiriu uma participação de 49% na Alcapredial, o braço imobiliário português do Groupement Les Mousquetaires, que é o terceiro maior retalhista alimentar em França e opera perto de quatro mil lojas em França, Portugal, Bélgica e Polónia”, lê-se na nota.

A LeadCrest Capital Partners foi assessorada pela Vieira de Almeida (VdA) relativamente aos aspetos jurídicos e fiscais, pela Howden relativamente aos seguros, pela KPMG relativamente à estruturação fiscal e pela E&Y relativamente aos aspetos financeiros.

Já o Grupo Mosqueteiros recorreu à Cuatrecasas para apoio jurídico e fiscal, à Arcadis e à Gleeds para apoio técnico, à CBRE para financiamento da dívida e ao banco de investimento Santander para as transações comerciais.

O financiamento bancário foi assegurado pela Natixis e pelo Novobanco, com o apoio de vários grandes bancos portugueses.

Pedro Subtil, presidente da ITMP Portugal que detém o grupo Os Mosqueteiros (que tem os supermercados Intermarché), fala da parceria com a LeadCrest para esta transação que considera “altamente estratégica” e fundamental “para alcançar o nosso objetivo de financiamento a longo prazo para apoiar o desenvolvimento da nossa rede portuguesa”.

Já Romain Bedu, presidente da Immo Mousquetaires, afirmou que a LeadCrest “provou ser um parceiro estratégico que partilha os nossos valores e se alinha perfeitamente com as nossas ambições de crescimento na Europa”.

Por fim Georges Asmar, presidente da LeadCrest, acrescentou que “estamos confiantes nos pontos fortes e vantagens distintivos do seu modelo cooperativo e estamos muito satisfeitos em contribuir ativamente para o seu plano de expansão”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.