[weglot_switcher]

Legislativas: PS mais longe da maioria necessita do apoio do PCP ou do Bloco

Partido de António Costa caiu três pontos percentuais face ao barómetro de setembro da Intercampus, estando atualmente nos 35% e 104 mandatos. PSD é a força que mais cresce e regista 26,1%, com 77 deputados.
Arménio Belo/Lusa
3 Outubro 2019, 10h19

O Partido Socialista (PS) está mais longe de atingir uma maioria absoluta nas eleições legislativas do próximo domingo, dia 6 de outubro, mas precisa apenas do apoio da CDU ou do Bloco de Esquerda (BE) para ter a maioria parlamentar. A informação é dada esta quinta-feira por uma sondagem da Intercampus para o “Correio da Manhã” e “Jornal de Negócios”.

Em comparação com o barómetro de setembro, o PS cai três pontos percentuais, estando atualmente nos 35% e 104 mandatos. Já o Partido Social Democrata (PSD) é a força que mais cresce e regista 26,1%, com 77 deputados, mas abaixo dos 89 atuais.

O BE desce um ponto percentual para 8,7% (17 deputados) e a CDU cai meio ponto para os 8% (16 mandatos). Em queda está também o CDS, com quase dois pontos para os 4,5% (7 deputados), sendo ultrapassado pelo PAN, que atinge os 5,6%.

Em relação aos resultados das legislativas de 2015, os partidos da ‘geringonça’ elegem 137 deputados no próximo dia 6 de outubro, mais 15 dos que têm atualmente no Parlamento. Já os partidos de direita (PSD e CDS) registam uma quebra dos 107 mandatos de há quatro anos para os 84 deputados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.