[weglot_switcher]
1161121
Em Foco

Exposição da banca portuguesa ao imobiliário comercial “é relativamente pequena”

Apesar dos alertas deixados pela presidente do Banco Central Europeu, os especialistas ouvidos pelo JE consideram que o imobiliário comercial tem um peso e risco menor na banca nacional, por via da política de concessão de crédito ter sido muito mais restritiva do que aconteceu noutros países da Europa. Exposição da banca ao imobiliário representa cerca de 30% do total de empréstimos a sociedades não financeiras.

Atualidade

Governo inicia funções com duas provas de fogo no primeiro mês

Moção de rejeição dos comunistas ao programa de Governo não passa no Parlamento na próxima quinta-feira, pelo que os ministros da AD podem começar a executar as suas medidas. Montenegro terá como segunda tarefa de abril rever o Programa de Estabilidade deixado por Fernando Medina, nomeadamente a revisão em alta das metas do PIB e excedente orçamental face ao previsto pelo PS.

“MotoGP é mais atrativo como produto desportivo do que a Fórmula 1”, diz presidente da FIM

A Liberty Media Corporation, detentora da Fórmula 1, comprou 86% da Dorna, empresa que organiza o MotoGP, por 4,2 mil milhões de euros. Ao JE, Jorge Viegas, líder da Federação Internacional de Motociclismo, defende que “alargar o âmbito deste desporto a partes da sociedade que não são propriamente fãs pode trazer uma mais-valia muito importante para o MotoGP”.

Cotação do ouro fixa novos máximos, com expetativa de redução de juros

Desde novembro, altura em que o ouro fechou um mês, pela primeira vez, acima dos 2.000 dólares norte-americanos (cerca de 1.863,4 euros, ao câmbio atual), o valor da onça 13,35%. Desde o início do ano, a valorização é de cerca de 9%.

Putin quer economia russa no top mundial dentro de um ano

O presidente russo instruiu o governo a garantir a entrada da Rússia nas quatro maiores economias do mundo em termos de PIB em paridade de poder de compra. Dentro de um ano fará uma avaliação dos resultados.

Banco Mundial desacelera crescimento da China para 4,5% em 2024

A projeção do Banco Mundial fica abaixo da expetativa do Governo chinês, que previa um crescimento da economia de 5% em 2024.

Entrevista

Portugal deve cooperar com Espanha na energia nuclear, defende especialista

O encerramento de centrais nucleares em Espanha é “preocupante” e Portugal devia tomar iniciativas diplomáticas para tentar prolongar a vida das centrais espanholas, defende um engenheiro português que trabalha na indústria nuclear britânica. Lisboa e Madrid deviam fechar um acordo para o nuclear: Portugal contribua financeiramente, mas as centrais ficavam do lado de lá da raia. Para cá, viria somente a eletricidade produzida.

Mercados

PSI regressa às negociações após pausa da Páscoa

A semana é mais curta nos mercados europeus, porque as praças estiveram fechadas na segunda-feira e reabrem esta terça-feira. Destaque para as subidas acima de 10% nos mercados europeus e norte-americanos no primeiro trimestre.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

A agenda do segundo dia útil da semana é marcada pela tomada de posse do XXIV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro. A nível macroeconómico, o INE publica estimativas do emprego/desemprego e índices de produção industrial em fevereiro.

Opinião

Há coaching e coaching… desconfia!

Atualmente, de pouco servem as definições de ‘coaching’. Tornou-se banal a utilização do termo, com aplicação generalizada a coisas muitos diferentes. E certamente, grande parte delas, pouco ou nada científicas.

Ora “Chega p’ra lá”, ora “Chega p’ra cá”

O Governo da AD tem um calendário muito limitado e a gestão política dos próximos meses será determinante para o sucesso ou insucesso da governação.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.