[weglot_switcher]
1166726
Em Foco

Bancos implementaram apenas 36% dos 56 mil pedidos de bonificação dos juros

Os bancos aprovaram 33% dos pedidos de fixação da prestação da casa entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024 e apenas 36% dos pedidos de bonificação dos juros crédito habitação foram implementados. Os dados constam do Relatório de Supervisão Comportamental de 2023.

Atualidade

Eólicas offshore devolvem à economia nacional o equivalente a 8% do PIB

As fases de construção e de operação das eólicas offshore prometem devolver quase 20 mil milhões de euros à economia nacional e criar mais de 400 mil postos de trabalho diretos e indiretos, segundo o estudo de um economista da Nova SBE.

Israel: Netanyahu descarta conselhos sobre retaliação

Alemanha e Reino Unido enviaram os seus ministros dos Negócios Estrangeiros a Israel para aconselhar moderação. Mas o primeiro-ministro israelita não se comprometeu com nenhuma moderação.

Politólogos defendem que o CDS-PP tem que se demarcar do PSD

Com o congresso à porta, partido liderado por Nuno Melo tem que ter a capacidade de se distinguir dos social-democratas. Os especialistas contactados pelo Jornal Económico entendem que esse é o desafio que se coloca, neste momento, ao CDS-PP.

Europeus estão mais dispostos a votar para o Parlamento Europeu, por causa da tensão geopolítica

Em Portugal, o interesse é menor do que na Europa, é manifestado por 51% dos inquiridos pelo Eurobarómetro, e são menos os que admitem votar, 57%, menos 14 pontos percentuais do que a média dos 27 Estados-membros.

Portugal leva um jardim crioulo a seis mãos à Bienal de Veneza

Portugal leva à 60ª edição da Bienal de Veneza, que inaugura a 20 de abril, um projeto artístico a seis mãos. Através de “Greenhouse”, Mónica de Miranda, Sónia Vaz Borges e Vânia Gala interpelam o nosso passado colonial nas suas múltiplas facetas.

Saber Poupar: Como funciona o comparador de preços de supermercados da Deco?

São mais de duas centenas de produtos. Depois do início da guerra da Ucrânia e do aumento desenfreado da inflação, a Deco Proteste iniciou a comparação de preços mensal do cabaz de produtos essenciais. Agora, a empresa avança com o simulador online, disponível para todos os consumidores.

Entrevista

Luís Augusto: “A sustentabilidade é o grande desafio do financiamento especializado”

Os sectores do leasing, factoring e renting estão a crescer acima da economia e da média europeia, mas já estão focados na transição energética e transição digital, que o recém-reeleito presidente da ALF, Luís Augusto, considera serem os principais desafios a enfrentar. Para o financiamento especializado e para a economia.

Mercados

Bolsas sorriem perante desaceleração da inflação em março

Lisboa viveu um dia positivo e, entre as principais bolsas europeias, o sentimento também foi de otimismo. Na origem esteve o recuo observado na variação homóloga dos preços.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

Hoje há AG de acionistas de duas cotadas do PSI: Jerónimo Martins e Mota-Engil.

Opinião

Viver de Abril!

Imaginemos um homem que no próximo 25 de abril se tornará finalmente um cinquentão, em plena crise de meia-idade. Que lhe passará pela cabeça ao fazer a barba de manhã? 

“Você obteve uma vitória. Aproveite a vitória”

Israel terá de incorporar no seu cálculo estratégico o facto do Irão de hoje não ser o mesmo Irão de há duas décadas. Fica a esperança de o conselho de Biden a Netanyahu prevalecer.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.