[weglot_switcher]
1172682
Em Foco

Trabalhadores do fisco exigem ser contemplados no reforço de penas por agressões

Trabalhadores do fisco estranham ter ficado de fora do reforço quadro legal contra agressões a funcionários públicos anunciado pelo novo Executivo. Presidente do sindicato revela ao JE que vai insistir junto do Governo para o diploma em causa contemplar as carreiras da AT. E dá conta de relatos frequentes de agressões nos serviços locais de finanças e nas operações externas de fiscalização.

Atualidade

Serviços impulsionam retoma europeia apesar de pressões inflacionistas se manterem

A economia da moeda única registou o ritmo de crescimento mais acelerado dos últimos onze meses em abril, suportada por um sector dos serviços forte, mas onde as pressões nos custos teimam em não desaparecer – e a procura forte tem permitido a transmissão dos mesmos aos consumidores.

Caso EDP: Ministério Público quer prisão efetiva para Pinho e Salgado

“Acredito no tribunal. Tenho a certeza de que não cometi nenhum ato de corrupção. As testemunhas provaram que eu tinha um acordo laboral com o Grupo Espírito Santo datado de 2004 mas o procurador, como não está de acordo, aponta para 2005. Nenhuma testemunha confirma a tese do MP”, declarou Manuel Pinho.

Administração do Sabadell chumba proposta do BBVA para criar um gigante bancário espanhol

O conselho de administração liderado por Josep Oliu rejeitou a proposta. Cabe agora ao BBVA decidir se avança com uma OPA ao Sabadell apesar da rejeição da administração da instituição visada, deixando nas mãos dos acionistas a decisão, ou se recua como aconteceu em 2020.

“Nem tudo o que brilha é ouro”: KuantoKusta quer mostrar que promoções nem sempre compensam

O KuantoKusta está a lançar o comparador de supermercados que permite fazer uma lista de compras personalizada e realizar a comparação de preços entre retalhistas. O azeite é um exemplo: “Alguém deve ter encontrado ouro”, diz ao JE, Paulo Pimenta, CEO da plataforma.

Palestina: Hamas aceita cessar-fogo, mas Israel diz que proposta foi alterada

O líder do Hamas diz que aceitou a proposta de cessar-fogo mas Israel afirma que há alterações não previstas – com os EUA a dizerem que precisam de analisar tudo outra vez. Entretanto, o ministro israelita da Segurança Nacional diz que o que é preciso é arrasar Rafah.

Rússia vai fazer exercícios nucleares junto da Ucrânia. O que está em causa?

A Rússia teve desde sempre um programa vasto de exercícios militares, que o ocidente considerava normal. Mas tudo mudou desde fevereiro de 2022, quando Moscovo ordenou a invasão da Ucrânia.

Entrevista

“A extrema-direita está a utilizar o ressentimento, o medo e o ódio para pôr em causa o projeto europeu”

Com o Dia da Europa, esta quinta-feira, e as eleições europeias a avizinharem-se, Ana Catarina Mendes considera que é “absolutamente essencial que a União Europeia volte a afirmar-se como uma força geopolítica muito relevante”. A antiga ministra é o terceiro nome do PS na lista para as europeias e promete ser “sempre uma feroz defensora da democracia e das melhores condições de vida para os portugueses”.

Mercados

Galp coloca PSI na rota dos ganhos europeus

A energética ganhou quase 2% na primeira sessão bolsista e permitiu ao índice encerrar em terreno positivo. Entre as praças europeias, o dia foi de ganhos.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

O dia fica marcado pela apresentação dos resultados do primeiro trimestre da BP, mas também pela tomada de posse do presidente da Rússia, Vladimir Putin e pela realização da assembleia geral anual de acionistas da Lufthansa, onde será proposto um dividendo de 0,30 euros por ação.

Opinião

Os desafios da “Cimeira de Paz” na Ucrânia

Qualquer acordo de cessar-fogo ou tratado de paz tem de envolver a Rússia. Mas terá de existir o cuidado por parte da comunidade internacional para que não se dê a repetição dos acordos de Minsk.

Fome total

O governo de Israel desrespeita tudo, a humanidade dos palestinianos, a missão das Nações Unidas, a sua própria democracia. Mas, no Ocidente, ‘democracia’ é palavra de pouco peso se opositora da acção de Israel.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.