[weglot_switcher]
1068734
Em Foco

Há pelo menos seis defensores de Alcochete envolvidos nos trabalhos da Comissão do novo aeroporto

São pelo menos seis as personalidades envolvidas, de alguma forma, nos trabalhos da CTI que, num ou noutro momento, manifestaram preferências por Alcochete ou elaboraram trabalhos específicos sobre essa opção para a instalação do novo aeroporto.

Atualidade

PP vence eleições em Espanha mas direita falha maioria absoluta

De surpresa em surpresa, a noite eleitoral lançou o país no limbo da instabilidade. Ninguém ficará admirado se os espanhóis forem chamados às urnas em poucas semanas. Até lá, o PP tentará ser alternativa ao PSOE – mas nem disso há certeza.

Paulo Macedo: “Subida do preço do imobiliário ajudou a mitigar incumprimento do crédito à habitação”

Caixa Geral de Depósitos divulgou na sexta-feira um resultado histórico de 608 milhões de euros no primeiro semestre, mais 25% que no mesmo período do ano passado, devido à forte subida (127,7%) da margem financeira, com a escalada das taxas de juro.

Paulo Macedo: “Comissões cobradas por alguns fundos de reestruturação são imorais”

O CEO da Caixa admite recorrer a várias vias para resolver o diferendo com algumas das gestoras dos fundos de reestruturação, sem nunca nomear a Explorer. Paulo Macedo admite o uso do voto em Conselho de Administração, “ou mesmo a via judicial, quando ela for possível”.

BCE questionou CGD sobre a descida do ‘spread’ de 0,50% para o crédito bonificado

“Não nos podemos esquecer que o apoio da CGD de 0,50% é limitado no tempo (até ao fim do ano), e ainda bem que assim é porque já fomos questionados pelo BCE porque se for uma redução do spread que a Caixa faça unilateralmente por muito tempo esses clientes podem ficar marcados, uma vez que essa redução do spread altera o valor do empréstimo”, disse Paulo Macedo.

DBRS coloca ‘rating’ português no mesmo nível que Espanha

Com a segunda subida de notação em menos de um ano, a agência canadiana equipara agora os títulos de dívida portugueses aos espanhóis, ambos avaliados com ‘A’ e perspetiva ‘estável’. Evolução das finanças públicas explica grande parte da decisão.

Barbie World. As bonecas também fazem girar a economia

Foi criada em março de 1959 e desde então já foi astronauta e agricultora entre tantas outras profissões. A cada 60 segundos, mais de 160 Barbie’s são vendidas no mundo e fazem crescer a Mattel.

Produtores de framboesa de Odemira querem reduzir 30% no consumo de água

Centro de Investigação em Sustentabilidade, criado pela Lusomorango em parceria, arranca na Fataca, concelho de Odemira. Neste primeiro ano, o projeto está focado em encontrar soluções que permitam produzir framboesas de qualidade com menos gastos de água.

Candidaturas ao ensino superior arrancam hoje com 54.311 vagas

As candidaturas que arrancam esta segunda-feira, 24 de julho, decorrem até dia 7 de agosto para os estudantes com ensino secundário e provas de ingresso portuguesas.

Entrevista

Buscas no PSD: “Não existem paraísos penais, nem domínios que não possam ser investigados”

Sobre as buscas da PJ por alegados crimes na gestão do PSD, o presidente do SMMP defende ao JE que se o meio de obtenção de prova é necessário para a comprovação do crime é sempre proporcional. E reitera que os órgãos do poder político não podem imiscuir-se na condução dos inquéritos criminais e exigir que a Procuradora-Geral da República preste esclarecimentos sobre determinados processos.

Mercados

Lagarde e Powell mantêm marcação cerrada à inflação

São dois encontros cruciais para duas das maiores economias mundiais. Analistas consideram certas as subidas em julho, mas os mercados/empresas/famílias vão estar muito atentos às palavras de Powell e Lagarde para tentar antecipar o que se segue.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

Uma semana em cheio com mais resultados trimestrais em ambos os lados do Atlântico, incluindo Portugal, e reuniões de política monetária na zona euro, EUA e Japão.

Opinião

O Verão que vai redimensionar os BRICS

O caminho parece ser um alargamento equilibrado que reforce qualitativamente o seu peso no Mundo, no sentido de construir a Nova Ordem Internacional que promova uma participação mais equitativa.

O estado das pessoas das empresas

É verdade que vivemos num país de pobres salários, mas, ainda assim, não justifica deixar empobrecer a saúde mental das pessoas, essencialmente a sua motivação e o seu equilíbrio comportamental.

O aeroporto é velho, mas o Estado é novo

A manipulação democrática sempre existiu, mas a esta escala, com esta perversão e com o alto patrocínio concertado de Governo, partidos, academia e alguma imprensa, é um fenómeno novo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.