[weglot_switcher]
1197467
Em Foco

Política “contracionista” de Bruxelas não pode travar aposta no investimento, alerta CIP

O Eurogrupo adotou uma posição comum sobre as orientações orçamentais para o próximo ano, na qual recomenda que a zona euro dever seguir uma tendência orçamental “contracionista”. Face às novas regras para reduzir o défice e a dívida, o líder da CIP alerta: Portugal não deve descurar o investimento e deve apostar na sua captação, criando condições para que a economia cresça. Política orçamental para os próximos anos deverá ser desenhada para conciliar também a redução da carga fiscal sobre as empresas e famílias.

Atualidade

BCE entra em modo de férias. Cortes? Só lá para setembro

Analistas rejeitam cortes na reunião desta quinta-feira e esperam descidas lá para setembro, desde que não haja surpresas na inflação, sendo de esperar algum impacto das férias no indicador.

BCP: ações em máximos de oito anos e com margem para subir

As ações do BCP atingiram na passada terça-feira máximos de oito anos, tendo terminado as negociações no valor mais alto desde julho de 2016. A subida está associada aos juros elevados e as subidas serão para manter, de acordo com um especialista ouvido pelo JE.

Banco Best tem de pagar 27 mil euros de multa à CMVM, determina Constitucional

A CMVM decidiu aplicar uma coima ao Best em 2022, por violação dos Deveres dos Intermediários Financeiros. O Banco Best recorreu para a Relação e para o Tribunal Constitucional e perdeu.

Mercado de capitais a bater recordes em Portugal. Ouça a estreia do podcast do JE e VdA, “A quem de Direito”

Os primeiros seis meses deste ano foram marcados por um número recorde de emissões de dívida, um volume que não se via desde o início da década anterior. Hugo Moredo Santos, sócio da VdA da área de Bancário & Financeiro e Mercado de Capitais explica o que determina esta dinâmica no primeiro episódio deste podcast em parceria com a sociedade de advogados Vieira de Almeida.

“IRS e IRC são propostas muito problemáticas. Sem avaliação positiva, chumbaremos o OE”, garante Pedro Nuno Santos

O líder do PS garantiu que se as propostas do Governo sobre IRS e IRC não mudarem, os socialistas irão avançar para o chumbo do OE2025 que será apresentado até 10 de outubro no Parlamento.

Montenegro diz que Executivo “governa para criação de riqueza”

O chefe de Governo exaltou-se mesmo durante a sessão depois das duras acusações da oposição. “Tenham vergonha”, repetiu-se Montenegro.

Ursula von der Leyen vai hoje a votos para presidir à Comissão Europeia

Com o Parlamento Europeu renovado – e em grande agitação por causa da Ucrânia – a reeleição da alemã pode não ser tão fácil como as demoradas negociações de bastidores sugerem. Há cinco anos, foi eleita por apenas nove votos.

Convenção Republicana: escolha de J. D. Vance não convenceu o partido

Demasiado recente na cena política, demasiado longe de Trump até há algum tempo. Os republicanos não ficaram propriamente exaltados com a escolha para a vice-presidência (e a presidência do Senado por inerência). Entretanto, a NATO novamente está sob os holofotes.

Alta Velocidade Porto-Lisboa: do financiamento aprovado aos troços seguintes

O concurso público referente ao primeiro troço da linha foi ganho por um consórcio liderado pela Mota-Engil, ao passo que o segundo troço foi recentemente colocado a concurso. Isto numa altura em que já é conhecido o financiamento da UE para a totalidade do projeto.

Entrevista

Sérgio Pimenta: “Temos muito interesse em apoiar as empresas portuguesas quando vão investir em África”

O vice-presidente da IFC, o braço do grupo Banco Mundial que tem por missão o desenvolvimento dos países emergentes através do apoio ao sector privado, quer mais empresas a explorar o potencial do continente africano, em diversos sectores, e disponibiliza financiamento para que isso aconteça.

Mercados

Mota-Engil e BCP arrastam PSI para o ‘vermelho’. Política monetária marca esta quinta-feira

As duas cotadas registaram quedas fortes e sobressaíram em Lisboa, numa Europa mista marcada pelas quedas fortes no sector dos chips semicondutores. Esta quinta-feira, destaque para a reunião do BCE.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

Conselho das Finanças Públicas apresenta divulgada a Evolução Orçamental da Administração Local em 2023

Opinião

O enriquecimento das pessoas tem de ser sempre uma meta

O tecido empresarial português está muito retalhado, cheio de empresas autónomas, com propriedade individual singular, muito separadas operacionalmente, concorrendo entre si em muita coisa, em quase todas as áreas.

O ódio aos líderes fortes

Algumas pessoas poderão perguntar: como é possível que uma nação hegemónica não atraia personalidades dignas de admiração, mais competentes, virtuosas ou minimamente entusiasmantes?
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.