Sindicato dos Trabalhores dos Impostos entregou, no Parlamento, uma proposta com vista a agravar penas para crimes contra funcionários da AT. Trabalhadores do fisco consideram “inadmissível” terem ficado de fora do reforço do quadro legal contra agressões a funcionários públicos e dão conta de agressões nos serviços locais de finanças e nas operações externas de fiscalização. Ao JE, o presidente do STI deixa acusações ao Governo de desprezar a função tributária, alertando que a criminalidade económica afeta gerações inteiras.
Elétrica tinha um projeto de bombagem para o Alto Lindoso, que consiste na reciclagem de água para voltar a produzir eletricidade. É o segundo projeto a ser chumbado no Gerês em poucas semanas. Autoridades ambientais mostram cartão vermelho a projetos de infraestruturas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Para a CIP, o perdão de coimas “trata-se de uma medida imediata, que apenas tem em consideração que muitas dessas empresas não estarão em condições operacionais para cumprir as suas obrigações fiscais (declarativas e de pagamento)”.
Elon Musk está a caminho para se tornar o primeiro bilionário, mas só lá para 2027. Até lá, vê a sua fortuna crescer com a valorização da Tesla na bolsa e com os feitos das suas outras empresas, como a SpaceX.
O Ministério das Finanças angolano já reafirmou o “compromisso de alto nível” para reforçar a eficácia da prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento de terrorismo e proliferação de armas de destruição maciça e garantiu que tudo fará para cumprir o plano de ação recomendado.
Iniciativa promovida pelo promotor imobiliário Vanguard Properties, e na qual o JE é media partner, visa reconhecer e premiar o talento e a dedicação dos atletas portugueses. Cristiano Ronaldo, Ruben Amorim e Tomás Appleton estão entre os nomeados.
O nome de Cristina Fonseca não é desconhecido no mundo empresarial da tecnologia. A fundadora da TalkDesk é hoje uma espécie de olheira em relação aos mais recentes talentos e startups do mercado ibérico.
Governo iraniano avalia opções sobre a resposta aos ataques israelitas da passada sexta-feira e pede uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, onde sabe que tem aliados de peso.
Os mercados registaram leves variações e um sentimento misto na sexta-feira. Esta semana, uma série de gigantes empresariais vão divulgar resultados do terceiro trimestre, enquanto o Eurostat apresenta dados do PIB das economias da zona euro e dos EUA no mesmo período.
O calendário político-económico desta semana está recheado. O ministro das Finanças e a ministra do Trabalho serão ouvidos no parlamento, a proposta de Orçamento do Estado para 2025 irá a debate e votação e serão conhecidos dados como o PIB e a inflação em outubro. Nas empresas, destacam-se contas de mais seis cotadas do PSI e das Big Tech.
Há que projetar estratégias econômicas sustentáveis no longo prazo, de modo a reter o fluxo de capitais estrangeiros e manter o apelo junto a visitantes e investidores internacionais exigentes.