[weglot_switcher]
1251467
Em Foco

Estado cobrou mais 7,1% em impostos, mas despesa fez cair excedente orçamental

A receita fiscal avançou 7,1%, superando os 53 mil milhões de euros, mas o excedente orçamental em contabilidade nacional até caiu se comparada com o período homólogo de 2023, quando chegou a 3,3%. A taxa de poupança também continuou a acelerar à boleia das remunerações apesar de a produtividade estar estagnada.

Atualidade

Montenegro faz primeira mensagem com balanço dos aumentos de rendimento

“Somos um dos países mais seguros do mundo, mas temos de salvaguardar esse ativo para não o perdermos”, sublinhou Montenegro, que vê Portugal como “um referencial de estabilidade e um país de oportunidades”.

Europa já compra 50% do gás natural aos americanos, mas Trump quer mais

Donald Trump quer impor tarifas à Europa se não aumentar as compras de petróleo e gás aos EUA, mas a realidade é bastante mais complexa do que o presidente eleito quer fazer transparecer.

Marcelo vai ouvir partidos em janeiro e reunir Conselho de Estado por causa da situação na Madeira

O Presidente da República disse que o representante na Madeira lhe transmitiu que, apesar das suas tentativas de formar uma solução governativa, face à atual composição da Assembleia de Madeira, “tal não foi possível”.

Synlab Madeira: “Acreditação do IPAC coloca-nos na vanguarda dos serviços laboratoriais”

O Synlab Madeira passou a ter, em outubro, acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC). Em entrevista ao Económico Madeira a diretora técnica do laboratório, Susana Agostinho, referiu que é a primeira unidade de saúde privada na Madeira a ter este tipo de acreditação e que este reconhecimento “exponencia a confiança” de quem procura o laboratório.

Moçambique continua a enfrentar tumultos, três dias depois da confirmação dos resultados eleitorais

Pelo menos 56 pessoas morreram em Moçambique desde segunda-feira, 23 de dezembro, na sequência da contestação aos resultados das eleições gerais moçambicanas, e 152 foram baleadas.

Papa Francisco pede negociações para o fim da guerra na Ucrânia

Na sua mensagem de Natal, o Papa pediu negociações entre a Ucrânia e a Rússia para colocar um fim à guerra. Ucrânia e Vaticano têm um histórico assinalável de distanciamento. Entretanto, na Síria há qualquer coisa de novo: cristãos voltaram à missa de Natal.

Guerra quase duplica procura por abrigos da portuguesa Solid Bunkers

A procura de bunkers está a aumentar em vários países europeus. Em Portugal, há uma empresa que constrói abrigos anti-guerra por preços que vão dos 50 aos 200 mil euros.

Maria Angelina Ramos: líder do império Salvador Caetano

Maria Angelina Ramos é, ao lado do marido, responsável pelas operações da Salvador Caetano. Licenciada em Economia, a presidente da holding Caetano SGPS tem sido um exemplo de gestão num mundo de homens.

Entrevista

“Portugal deveria iniciar processo de regulação sobre IA nos direitos de autor”, diz especialista

Márcia Martinho da Rosa, advogada e agente oficial da Propriedade Industrial, defende ao JE que Portugal deveria iniciar o processo legislativo de regulação interna dos muitos aspetos legais e éticos que permanecem incertos com a entrada da chamada inteligência artificial no campo da criação artística. Outros países já estão a avançar.

Mercados

Mercados festejaram Natal em alta. Com Europa fechada, Wall Street retoma negociações

O principal índice português registou ganhos na véspera de Natal, tendo sido impulsionado pela Altri e pela Mota-Engil. As principais praças europeias também terminaram o dia no ‘verde’. Esta quinta-feira será dia de pausa nas bolsas europeias e é retomada a negociação em Wall Street.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

O designado “boxing day” fecha as bolsas europeias esta quinta. Noutro plano, hoje inicia-se uma greve dos trabalhadores da Higiene Urbana de Lisboa: “Vai ser caótica”, avisou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Opinião

A operação policial na Mouraria

No fim de tudo, não foi acautelada a dignidade das pessoas. E isso, num Estado de Direito, é no mínimo lamentável. Mal andou a liderança da Polícia, incluindo o Governo, na preparação e execução desta operação.

A soma de todas as incertezas

Como resistirão as instituições norte-americanas a um segundo mandato de Trump? E a Europa ao seu declínio? Será a democracia um ideal que ainda inspira? Continuamos a caminhar para a catástrofe climática com o Médio Oriente a ferro e fogo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.