[weglot_switcher]
1374659
Em Foco

Governo prolonga situação de calamidade no País até dia 8 de fevereiro e anuncia medidas de 2,5 mil milhões

O primeiro-ministro anunciou medidas avaliadas em cerca de 2,5 mil milhões de euros para fazer face ao “fenómeno meteorológico nunca antes vivido”, no fim do Conselho de Ministros extraordinário.

Atualidade

“EDP está para ficar nos EUA apesar dos altos e baixos”, diz diplomata americano

“A EDP investiu mais de 20 mil milhões nos EUA e planeia investir ainda mais”, disse o diplomata norte-americano sediado em Lisboa.

Empresários já esperavam crescimento abaixo do previsto, mas estão mais otimistas para 2026

Presidente da CIP confessa que “não foi uma surpresa” que Portugal tivesse ficado aquém do objetivo de 2% para este ano, dado que os empresários “já tinham uma noção do que iria acontecer nos próximos trimestres por via das encomendas”. Para este ano, a meta de 2,3% é exequível, considera.

Está desfeito o suspense: Kevin Warsh será o próximo presidente da Fed

Warsh, de 55 anos, tem um passado no banco central como membro do Conselho de Governadores entre 2006 e 2011 (onde foi, à altura, o membro mais jovem na história da Fed) e em vários bancos de renome nos EUA, além de se ter formado em várias universidades de topo. Chega agora à liderança da Reserva Federal, que já acusou de falta de credibilidade.

Bolsa da Alemanha pujante numa economia que se encontra anémica

A vertente internacional das empresas que compõem o DAX tem permitido ao índice alemão ‘desligar-se’ daquilo que vai acontecendo com a economia do país. A política monetária e os múltiplos muito mais baixos apresentados pela bolsa da Alemanha face aos norte-americanos são outros fatores que explicam a sua boa performance, face à economia alemã, referem os especialistas consultados pelo JE.

Emerald Resources e LVC Global Holdings fundem-se para criar player mundial

A nova empresa, a Emerald Global Resources, está estruturada para atrair capital institucional global – incluindo ‘private equity’, fundos soberanos, ‘hedge funds’, ‘family offices’ e indivíduos com património líquido elevado – que procuram “uma exposição escalável e com risco reduzido a ativos de recursos naturais de alta qualidade em todo o Sul Global”.

Hospitais privados europeus defendem mais cooperação com o setor público

O setor alerta que a falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais é “um dos desafios mais críticos” enfrentados pelos sistemas de saúde na Europa. Por isso, pede políticas coordenadas para atrair, formar e manter profissionais qualificados, reconhecendo o papel de todos os prestadores de cuidados.

Trump ameaça Reino Unido depois da visita de Keir Starmer à China

Tal como sucedeu antes com o primeiro-ministro canadiano, o primeiro-ministro britânico foi ‘repreendido’ pelo presidente dos EUA por ter visitado a China. Na prática, a visita serviu mais como antecâmara para um possível acordo comercial mais alargado. Starmer convidou Xi Jinping a visitar o Reino Unido.

Conselho consultivo da OMS analisa hoje saída dos EUA

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou que as razões invocadas pelos EUA para saírem da agência da ONU são “falsas”. A posição norte-americana será apreciada esta segunda-feira pelo conselho consultivo da instituição.

“A partir de junho vamos precisar de mais”. Carlos Moedas quer PRR na habitação para aumentar investimento em Lisboa

Presidente da autarquia pede um PRR na habitação, e que a câmara tem utilizado fundos europeus, que correspondem a uma taxa de execução do PRR que está nos 80%, mas que pode chegar aos 90%. “Este passo já é um grande passo. Tudo isto não teria sido possível sem a União Europeia”, afirmou.

Guterres alerta para risco de “colapso financeiro iminente” da ONU

O secretário-geral da organização tem avisado repetidas vezes que a situação financeira é crítica, lamentando as regras que obrigam a gastar fundos não utilizados e apelando aos Estados-membros que paguem as suas contribuições.

Entrevista

Ana Botín: “Isabel Guerreiro personifica a cultura do Santander”

Ana Botín considera a nova CEO do Santander Totta, Isabel Guerreiro, “uma líder com provas dadas e amplamente respeitada, que personifica a cultura do Santander, com uma forte ambição de melhoria contínua e um elevado compromisso, ano após ano, de servir com consistência as suas equipas, clientes, acionistas e a sociedade”.

Mercados

Mercados viram foco para resultados da dona da Google e Amazon

A Alphabet, proprietária da Google, e a Amazon reportam resultados na quarta-feira e na quinta-feira. Na quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) toma decisão sobre as taxas de juro.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana fica marcada pela reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, que apresentará também um relatório sobre os empréstimos bancários na zona euro. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga os resultados trimestrais do desemprego e do preço das casas e Marcelo Rebelo de Sousa tem viagens marcadas para Roma e Espanha, onde terá reuniões com o Papa Leão XIV e o Rei Filipe VI.

Opinião

Entre a transição e a competitividade: os desafios do setor automóvel em 2026

Sem políticas eficazes de rejuvenescimento do parque automóvel, Portugal continuará a envelhecer a sua frota, com impactos negativos nas emissões, nos custos de manutenção e na segurança rodoviária.

Novos acordos comerciais da UE

Os novos acordos com o Mercosul e a Índia são passos no bom sentido, privilegiando democracias e relações baseadas em regras.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.