[weglot_switcher]

Leilão de energia solar arranca hoje: mil milhões de investimento em jogo

Este é o maior leilão de energia renovável a ter lugar em Portugal desde 2006, quando o Governo de José Sócrates lançou um leilão de energia eólica. Este processo contou com três fases que culminou na atribuição de 1.800 MW de potência.
25 Julho 2019, 07h30

Mais de mil milhões de euros de investimento vão estar em jogo no leilão de energia solar que arranca esta quinta-feira, 25 de julho, e termina na próxima segunda-feira, 29 de julho.

O leilão de 1.400 megawatts (MW) de potência vai atribuir capacidade de ligação à rede aos promotores que vençam as licitações pelos 41 lotes que estão em jogo. No total, inscreveram-se 64 empresas neste leilão, com a procura a superar a oferta em nove vezes. O Governo espera ter o leilão concluído até 10 de agosto.

Dos 1.400 MW em jogo, a região centro de Portugal Continental vai receber a maioria desta nova potência (57%) num total de 795 MW. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo com 340 MW (24,3%), o Alentejo com 185 MW (13,2%) e o Algarve com 30 MW (2,1%).

No total, o Governo prevê 1.120 milhões de euros de investimento a realizar por parte de investidores privados para construírem estas centrais. A maior fatia vai ter como destino a região centro de Portugal Continental: 634 milhões de euros. Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo com 266 milhões; Alentejo com 144 milhões; Algarve com 22 milhões de euros.

Este é o maior leilão de energia renovável a ter lugar em Portugal desde 2006, quando o Governo de José Sócrates lançou um leilão de energia eólica. Este processo contou com três fases que culminou na atribuição de 1.800 MW de potência.

Fora do âmbito do leilão, o Governo avançou que já houve vários promotores que mostraram o seu interesse em construir “três ou quatro projetos” de 1 gigawatt, conforme avançou o secretário de Estado da Energia, João Galamba, em junho. Nestes casos, por estarem fora do leilão, os promotores têm de pagar o acesso à rede elétrica, se os projetos avançarem.

A EDP Renováveis é uma das empresas que vai participar neste leilão, confirmou na quinta-feira o presidente da companhia, depois de anteriormente ter anunciado a sua vontade em entrar neste processo. “Vamos participar”, disse João Manso Neto.

O leilão tem duas modalidades: uma remuneração garantida ou uma “remuneração geral, incidindo a licitação dos participantes, num desconto, em percentagem, relativamente à tarifa de referência no primeiro caso ou, no segundo caso, numa contribuição, em (euro)/MWh, para o Sistema Elétrico Nacional”, segundo o diploma do Governo publicado em junho. A EDP Renováveis vai participar na modalidade de “preço fixo”, anunciou João Manso Neto.

A Finerge, o segundo maior produtor de eletricidade renovável em Portugal, é outra das empresas que vai participar no leilão. O presidente executivo, Pedro Norton, avançou ao Jornal Económico no final de junho que a companhia iria participar neste processo.

https://jornaleconomico.pt/noticias/615-milhoes-de-investimento-maioria-da-nova-energia-solar-vai-ser-instalada-na-regiao-centro-de-portugal-453019

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.