Leite achocolatado, bolachas e cereais para crianças deixam de ter publicidade

A lei da publicidade vai apertar a partir do próximo mês de Outubro. As multas para os que infringirem a lei da publicidade ronda os 1.750 euros e 45 mil euros. Outros produtos que deixarão de ser publicitados a este público são também 90% dos cereais de pequeno almoço e 72% dos iogurtes que estão no mercado.

As bolachas e os leites com chocolate que estão à venda em Portugal vão deixar de ser alvo de campanhas de marketing em locais que sejam frequentados por menores de 16 anos, como escolas, parques infantis, cinema, redes sociais e programas de televisão ou de rádio, avança o jornal ‘Público’, esta quarta-feira, 21 de agosto.

A lei da publicidade, até então a mais permissiva, vai apertar a partir do próximo mês de Outubro. Outros produtos que deixarão de ser publicitados a este público são também 90% dos cereais de pequeno almoço e 72% dos iogurtes que estão no mercado. Já os refrigerantes que contêm edulcorantes vão continuar a ser publicitados.

O despacho publicado avança que a publicidade a estes produtos não pode transmitir a ideia de que os produtos são benéficos para a saúde dos jovens, além de não poderem associar o consumo à “aquisição de estatuto, êxito social, especiais aptidões, popularidade, sucesso e inteligência”.

A legislação foi publicada no ano passado, a 23 de abril, mas faltava este passo para que a lei pudesse ser aplicada a fundo, sete anos após o início das discussões na Assembleia da República. As multas para os que infringirem a lei da publicidade ronda os 1.750 euros e 45 mil euros.

Recomendadas

Países da União Europeia concordam em permitir entrada de turistas israelitas

A reabertura para turistas israelenses acontece num momento em que a UE está a tentar amenizar as restrições em torno de viagens não essenciais de países estrangeiros.

O que são e para que servem as garantias associadas aos créditos?

Na contratação do crédito à habitação, para reforço da hipoteca, a instituição de crédito pode exigir a contratação de um seguro de vida pelo cliente e pelo seu cônjuge que cubra o montante do empréstimo contratado.

Dia Mundial da Palavra-Passe. Saiba como melhorar a segurança online

Utilizar diferentes ‘passwords’ para diferentes plataformas é uma das principais dicas para se manter seguro, mas existem mais duas que poderão impedir piratas informáticas de aceder aos seus dados pessoais.
Comentários