[weglot_switcher]

Lembra-se do Myspace? Rede social perde 12 anos de dados dos seus utilizadores

A rede social admitiu que fotos, vídeos e arquivos de áudio que tenham sido carregados entre 2003 e 2015 podem não estar disponíveis.
NICHOLAS KAMM/AFP/Getty Images
18 Março 2019, 15h52

Apesar de estar ‘escondido’ atrás de gigantes como Facebook, Instagram e Twitter, o MySpace ainda segue firme no mercado das redes sociais. Apesar de tudo, ainda não está tão ‘fora dos holofotes’ que faça com que os seus erros não passem despercebidos.

A empresa admitiu que uma mudança recente de servidores fez com que a plataforma perdesse aproximadamente 12 anos de dados dos seus utilizadores, incluindo fotos, músicas, vídeos e quaisquer outros uploads feitos num espaço de três anos que podem nunca mais estar disponíveis.

“Como resultado de um projeto de mudança de servidores, quaisquer fotos, vídeos e arquivos de áudio que tenha carregado há mais de três anos podem não estar disponíveis no MySpace”,

afirmou a empresa em comunicado.

Com esta mensagem, finalizada com um “Desculpe pela inconveniência”, o MySpace foi criticado por diversos utilizadores, antigos e atuais. Andy Baio, um dos co-fundadores do site de financiamento coletivo Kickstarter, afirmou que foram perdidos 50 milhões de músicas e que foram afetados 14 milhões de artistas. Para além disso, Andy Baio duvida que  tal situação se trate de um acidente técnico, acusando a empresa de procurar economizar custos de servidor ao não transferir todo o seu conteúdo.

O MySpace foi fundado em 2003 e chegou a ser o site mais visitado na altura, superando o próprio Google, em 2006. Desde então, com a chegada de redes sociais mais inovadoras e competitivas como o Facebook e Twitter, a popularidade da plataforma foi caindo. Em 2015, o Myspace somava uma base de 50,6 milhões de utilizadores ativos.

O MySpace foi comprado pela NewsCorp, em 2005, por 580 milhões de dólares e vendido, em 2011, por 35 milhões à empresa de segmentação de anúncios Specific Media.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.