O grupo francês Adeo, proprietário das cadeias Leroy Merlin e Aki, especializadas em bricolage, colocaram em marcha a fusão baseada numa única estrutura empresarial, escreve o espanhol El Economista. A operação prevê a criação de uma nova empresa que irá alcançar este ano uma faturação de 2.500 milhões de euros.
Apesar de partilharem o mesmo acionista, a Leroy Merlin e o Aki operavam até agora de forma completamente independente. A primeira é especialista em grandes estabelecimentos comerciais, com lojas a partir de 8.000 metros quadrados e que em alguns casos chegam aos 14.000 metros. O Aki apresenta lojas mais pequenas, entre 2.000 e 3.000 metros quadrados aproximadamente.
O grupo Adeo aprovou um plano a três anos para completar a integração e decidir se mantém as duas marcas ou, pelo contrário, vai operar apenas como Leroy Merlin.
O processo de integração de Leroy Merlin e o Aki irá afetar apenas Espanha e Portugal, ainda que nos restantes países será levada a cabo também uma unificação de marcas. Assim, a Leroy Merlin vai fundir-se em Itália com a Bricocenter e em França com a Weldom. Tanto a Bricomart, cadeia para profissionais, como a Zodio, especializada em decoração, continuarão a operar de forma independente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com