Líder de fiscalidade da PwC abandona cargo devido ao Luanda Leaks

Jaime Esteves, que se vai manter na empresa, diz que a seriedade das acusações não lhe permite continuar a liderar a equipa. Acrescenta que não sai pelo trabalho que fez desde 2009, mas por ter estado à frente de um departamento que está agora sob investigação.

DR

Um dos partners da PricewaterhouseCoopers (PwC), Jaime Esteves, vai deixar de liderar o departamento de fiscalidade em Angola, Cabo Verde e Portugal.

Segundo avança o Observador, a demissão surge um dia depois de a consultora ter confirmado o encerramento dos trabalhos em curso para entidades controladas pela família dos Santos na sequência do Luanda Leaks, caso que tem no centro a empresária angolana Isabel dos Santos. Mas o fiscalista invocou razões pessoais para a sua saída do departamento.

À publicação online, Jaime Esteves confessa que dada a “seriedade das alegações do Luanda Leaks”, decidiu abandonar a liderança do departamento.

“Entendi que devia deixar de liderar o departamento e pedi para ser substituído“, afirma Esteves, que estava nessa função desde 2009. Salientou que não sai por algo relacionado com o seu trabalho, mas por ter liderado um departamento que, à luz das revelações do Luanda Leaks, estará igualmente sob o espectro de uma análise interna.

Na segunda-feira, a consultora confirmou ter cessado os contratos de serviços a empresas controladas pela empresária angolana Isabel dos Santos, na sequência da publicação de notícias que revelam transações suspeitas e esquemas alegadamente fraudulentos. A PwC também já delineou uma estratégia para a gestão interna da crise, nomeadamente no que respeita ao relacionamento que devem manter com os clientes visados.

Relacionadas

Caixabank/BPI aponta que Sonae pode vir a repensar a sua parceria com Isabel dos Santos na NOS

As preocupações da Sonae devem-se a “questões reputacionais e a possíveis sentimentos negativos por parte dos investidores em relação à NOS devido às notícias recentes” sobre o Luanda Leaks, segundo os analistas do banco.

Sonae diz-se preocupada com o ‘Luanda Leaks’

O grupo cruza interesses com Isabel dos Santos na NOS e por pouco não aumentou a exposição às parcerias com a empresária angolana através da ida dos hipermercados para aquele país africano.

Isabel dos Santos: “Em nenhuma parte destes documentos foi demonstrado qualquer comportamento ilegal da minha parte”

Isabel dos Santos enviou um comunicado às redações acusando o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) de não ter provas contra ela e voltou a afirmar que esta campanha “é puramente política”.

Mandado de captura para Isabel dos Santos? “Se a lei permitir, utilizamos todos os meios”, admite PGR de Angola

Sobre Isabel dos Santos, Hélder Pitta Gróis coloca a hipótese de emissão de um mandado de captura em aberto: “Se no caso dela e se a lei permitir, nós utilizamos todos os meios que a lei nos permite”.

Banco de Portugal confirma que “considera todos os factos novos” na idoneidade dos acionistas do EuroBic

Em função da avaliação da informação recebida, “o Banco de Portugal retirará as devidas consequências, nomeadamente em matéria prudencial e contraordenacional”, diz o supervisor em comunicado referindo-se à investigação ao cumprimento dos deveres a que o EuroBic está sujeito em matéria de prevenção do branqueamento de capitais.

EuroBic corta relações comerciais com empresas controladas por Isabel dos Santos

O conselho de administração do Eurobic deliberou esta segunda-feira cortar as relações comerciais com as empresas controladas por Isabel dos Santos e anunciou que vai remeter para o Banco de Portugal o processo relativo aos pagamentos da Sonangol à Matter, empresa de Isabel dos Santos com sede no Dubai.
Recomendadas

Rede internacional de cabeleireiros critica promoção de “prestação de serviços de beleza ao domicílio”

A Jean Louis David, impedida de trabalhar devido às proibições decretadas pelo Governo durante o confinamento geral, “não considera aceitável que esta situação possa existir”, referindo-se à publicação do estudo que aborda o aumento da procura por estes serviços fornecidos em domiciliário.

Tecnológica IBM expande serviços de cloud híbrida com banca e saúde na mira

A “IBM Cloud Satellite” pretende permitir aos clientes – altamente regulados e com um grande volume de informação para processar -controlarem o armazenamento das suas informações e de grandes quantidades de dados online.

United Airlines encomenda 25 novos Boeing 737 Max para 2023

Os modelos 737 Max da companhia aérea estiveram sem voar desde março de 2019, depois de dois acidentes na Indonésia e na Etiópia terem causado a morte de 346 pessoas.
Comentários