[weglot_switcher]

Líder do Hamas foi morto por “projétil de curto alcance”, diz Irão

A Guarda Revolucionária do Irão afirma este sábado em comunicado que “de acordo com os inquéritos e as investigações”, a “operação terrorista” que matou Ismail Haniyeh e o seu guarda costas “foi realizada através do disparo de um projétil de curto alcance”.
Ismail Haniyeh
3 Agosto 2024, 15h17

O chefe político do Hamas, Ismail Haniyeh, de 62 anos, foi morto por um “projétil de curto alcance” lançado de fora de residência onde estava alojado em Teerã, noticia este sábado, 3 de agosto, o canal de televisão AlJazeera sediada no Qatar, citando um comunicado da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC).

O documento da Guarda Revolucionária afirma que, com base nas investigações realizadas até agora, o ataque contra Ismail Haniyeh “foi realizado disparando um projétil de curto alcance carregando cerca de 7 kg [15,4 lb] de materiais explosivos e lançado de fora da residência”.

O líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, foi assassinado na madrugada de quarta-feira em Teerão onde horas antes assistira à tomada de posse do novo presidente do Irão, Masoud Pezeshkian. num ataque que o movimento palestiniano e o governo iraniano atribuíram a Israel.

Haniyeh residia há vários anos no Qatar e estava envolvido nas negociações para um cessar-fogo em Gaza. Foi sepultado esta sexta-feira, 2 de agosto no Qatar. A sua morte representa um duro golpe na capacidade diplomática do Hamas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.