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Lideranças empresariais de Portugal e Brasil participam em programa para adoção da Cultura ESG

Estão abertas as candidaturas para o Programa ESG Culture Hack, uma iniciativa internacional que visa capacitar líderes empresariais na adoção prática da cultura ESG nas organizações.
Businessman with wooden block on hand ESG icon concept for environmental, social and governance in sustainable and ethical business on network connection on green background.
8 Abril 2025, 08h49

Liderado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, em conjunto com a Casa Mendes Gonçalves (Paladin) e a Opera Education, a iniciativa oferece vagas financiadas para decisores empresariais em Portugal e no Brasil, que desejam conhecer o programa desenvolvido para apoiar empresas a impulsionar a sustentabilidade empresarial.

Esta iniciativa surge num momento em que as exigências de responsabilidade ambiental, social e de governança se tornam cada vez mais estratégicas para os negócios. “Queremos apoiar o desenvolvimento económico sustentável no Brasil e em Portugal, promovendo a consciência das lideranças e o acesso a práticas inovadoras que acelerem esse processo”, afirma Otacílio Soares, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

Integrar práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) na cultura organizacional é fundamental para empresas que procuram competitividade no mercado. Segundo a McKinsey, organizações que adoptam práticas ESG de forma consistente demonstram maior resiliência financeira e atraem investidores com um compromisso mais sólido a longo prazo. Além disso, estudos da Gallup indicam que empresas com culturas organizacionais fortes e alinhadas a valores ESG apresentam colaboradores 23% mais motivados, o que se reflete em maior produtividade e inovação. “Estamos a testemunhar uma mudança de paradigma: as empresas que não integram o ESG nas suas culturas perdem competitividade, talentos e acesso a capital. A adopção do ESG vai muito além do cumprimento de regulamentações, exigindo agilidade para a integração cultural”, sublinha Carlos Gonçalves, CEO da Casa Mendes Gonçalves.

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