[weglot_switcher]

Líderes europeus, ucranianos e norte-americanos reúnem-se para discutir plano de Trump para acabar com a guerra

De acordo com a “Reuters”, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, também deve de marcar presença neste encontro.
23 Novembro 2025, 11h48

A Suíça recebe vários membros oficiais dos Estados Unidos, Ucrânia e conselheiros sobre segurança nacional de França, Reino Unido e Alemanha, para discutirem o plano norte-americano para terminar com a guerra que se vive na Ucrânia.

De acordo com a “Reuters”, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, também deve de marcar presença neste encontro.

O encontro decorre depois do presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, tinha até à próxima quinta-feira para aprovar o plano elaborado pelo país, que faz com que a Ucrânia tenha de ceder território à Rússia, coloca limites nas suas forças armadas e faz com que o país tenha de renunciar às ambições de ingressar na NATO.

Contudo, o presidente norte-americano já referiu que está não é a proposta final do país para acabar com uma guerra que já dura há mais de três anos.

Um oficial norte-americano afirmou que espera “acertar os detalhes finais, para elaborar um acordo que seja vantajoso para a Ucrânia”, contudo salienta que “nada será acordado até que os dois presidentes se encontrem”.

Do lado europeu, os líderes referem que o plano apresentado por Washington é uma base de negociação para colocar fim à guerra, mas precisa de “trabalho adicional”, uma vez que este vai de encontro às principais exigências russas.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.