A nova imagem representativa da Eridanous (linha de produtos gregos como iogurtes, almôndegas, entre outros) escolhida pela cadeia Lidl, já gerou polémica nas redes sociais. A cadeia alemã optou por utilizar uma fotografia da igreja ortodoxa Anastasi, localizada em Santorini, e para evitar o “uso de símbolos religiosos” decidiu apagar, em photoshop, as cruzes no topo das cúpulas do edifício.
“Estamos a evitar o uso de símbolos religiosos, porque não queremos excluir nenhuma crença religiosa. Somos uma empresa que respeita a diversidade, daí o design dessas embalagens”, avançou um porta-voz da empresa na Bélgica a uma estação de rádio local, citado pelo The Telegraph.
?⁉️?? Just a question 4 supermarket chain #Lidl, where are the Christian-Orthodox crosses on the can "Meatballs with tomato sauce" remained? pic.twitter.com/q52VeovS5n
— Onlinemagazin Ⓥ (@OnlineMagazin) September 2, 2017
Utilizadores das redes sociais, provenientes de países como Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Grécia, criticaram e colocaram em causa a decisão da empresa, tendo um utilizador em questão assegurado que “se fossem produtos de países muçulmanos, hindus, judeus ou sikhs, com os respetivos símbolos representados nas embalagens, não teria qualquer problema em comprá-los”, relata o Observador.
À parte da censura e desaprovação, houve também quem aproveitasse para ridicularizar a situação, com a criação de imagens ilustrativas.
https://twitter.com/lumidek/status/903997733308162048
Por sua vez, o arcebispo grego ortodoxo do Reino Unido chegou mesmo a exigir à Lidl a colocação das cruzes nas embalagens. “Eles atingiram todos os cristãos – não apenas os gregos, já que a igreja é grega. Espero que muitos mais se manifestem contra esta estúpida decisão”, lamentou.
Sob todas estas críticas e a polémica gerada, um porta-voz da cadeia alemã no Reino Unido assegurou nunca ter sido esta a intenção da empresa.
“Vendemos a nossa gama de produtos próprios Eridanous nas lojas Lidl de toda a Europa há mais de dez anos e nesse tempo o design das embalagens já sofreu uma série de alterações. Lamento profundamente qualquer ofensa causada pela imagem mais recente e gostaríamos de garantir aos nossos clientes que o que aconteceu não foi intencional. Posto isto, garantimos que todos os reparos que nos chegaram vão ser tidos em consideração aquando da reformulação de futuras embalagens”, explicou o responsável ao Mirror Online.
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