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Lidl Portugal ajudou a exportar 22,3 mil toneladas de frutas e legumes nacionais

O Lidl reafirma o seu contributo à produção nacional, “impulsionando que 20 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a 9 países europeus: Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia”, acrescenta.
26 Março 2024, 15h39

Numa campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal, em 2023, ajudou a exportar 20 variedades de frutas e legumes nacionais para 9 países europeus, num total de 22,3 mil toneladas.

“Em 2023, através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal ajudou centenas de produtores nacionais a exportarem 22,3 mil toneladas de frutas e legumes, continuando a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus”, refere a empresa em comunicado.

Tendo a Proteção do Planeta como um dos seus pilares, “a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa ‘Mais Lidl’, garante que todos os produtores nacionais de frutas e legumes da insígnia possuem a certificação Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas”, explica a cadeia de retalho alimentar.

O Lidl reafirma o seu contributo à produção nacional, “impulsionando que 20 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a 9 países europeus: Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia”, acrescenta.

Deste cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 11,2 mil toneladas deste produto a serem exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo, Suécia. Mas também os Citrinos do Algarve IGP – a Laranja e o Limão – com quase 2,9 mil toneladas exportadas, a Fruta de Caroço – Ameixas, Nectarinas e Pêssegos – com 2,3 mil toneladas – e os Frutos Vermelhos – Amoras e Framboesas – com 1,8 mil toneladas. Integram também este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais: Abóbora, Castanha, Couve Branca/Repolho, Couve Coração e Melão, entre outros.

“O ano de 2023 fica igualmente marcado de forma positiva com o início da exportação de Dióspiro, com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha – assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, nomeadamente: a exportação de Tomate para Espanha ou de Cenoura e Abóbora para a Alemanha”, acrescenta o Lidl.

Segundo o Lidl, estes números espelham mais uma vez o nosso compromisso com o país e o nosso empenho no apoio à produção nacional, numa área que consideramos crítica: as frutas e legumes.

“A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem”, explica na nota Jorge Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.

Também Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, afirma que “os resultados de 2023 demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade”.

“A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais”, acrescenta.

O Lidl Portugal realça que “tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença, assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa”. Sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados, com “contratos assinados com os mercados de destino, com a vantagem de os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede”.

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