Liga de Campeões. Eliminar o Chelsea pode valer mais de 85 milhões para o FC Porto

Para os ‘dragões’, eliminar os londrinos significa a entrada de mais 12 milhões de euros nos cofres. Passagem à final significaria um encaixe superior a 100 milhões de euros.

Caso o FC Porto elimine o Chelsea esta noite (jogo marcado para as 20h00 em Sevilha) e passe às meias-finais da Liga dos Campeões, os ‘azuis-e-brancos’ juntam mais 12 milhões de euros ao valor total já arrecadado esta temporada na mais importante Liga de futebol a nível europeu. No total, a fatura ‘a cobrar’ à UEFA pelo FC Porto passará para os 85,7 milhões.

É preciso recordar que só com o apuramento direto para esta competição e a prestação na fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto conseguiu angariar uma soma de 63,2 milhões de euros. O triunfo frente à campeã italiana Juventus, onde milita Cristiano Ronaldo, garantiu aos ‘dragões’ mais 10,5 milhões de euros o que faz com que o FC Porto tenha desde já garantida uma verba de 73,7 milhões de euros.

Se o FC Porto anular a desvantagem da primeira mão e eliminar os londrinos nesta fase da competição, os ‘azuis-e-brancos’ irão defrontar o vencedor da eliminatória entre Liverpool e Real Madrid, que neste momento é liderada pelos ‘merengues’ (3-1 foi o resultado do primeiro jogo).

Em termos de valores monetários, a UEFA definiu para esta época que a equipa vencida da Liga dos Campeões leve para casa uma quantia de 15 milhões de euros, enquanto o vencedor da Champions desta temporada arrecade 19 milhões de euros só por levantar o troféu.

A este total há ainda a contabilizar as verbas relativas às transmissões televisivas definidas para cada país. Sendo o único representante português em prova, o FC Porto recebe a totalidade do valor.

Segundo os dados do portal ‘Transfermarkt’, o FC Porto (com o plantel avaliado em 263,10 milhões de euros) tem o plantel menos valioso das atuais equipas em competição na Liga dos Campeões, chegando mesmo a haver clubes com o quádruplo do valor da equipa portuguesa.

Recomendadas

Câmara de Lisboa estuda solução para festejos do Sporting em segurança

“A mensagem que queria transmitir, neste momento, é que estamos a estudar, estamos a trabalhar, estamos a pensar nas melhores soluções para se acontecer a vitória do Sporting no campeonato, poder haver festejos em segurança na cidade de Lisboa”, disse o presidente da autarquia.

Quanto valeria o regresso de Cristiano Ronaldo à Liga portuguesa? Veja o “Jogo Económico”

Acompanhe o “Primeira Pessoa” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Miguel Farinha: “Pandemia? É preciso destacar a capacidade de resiliência dos clubes”

Em entrevista ao programa “Jogo Económico”, da plataforma multimédia JE TV, Miguel Farinha, partner e líder de Strategy and Transactions da EY, destacou a capacidade de resiliência dos clubes apesar de um terço da época ter sido afetada pela crise pandémica.
Comentários